“Sabias Que” é a nova campanha de comunicação do Turismo do Centro
Apresentada a 13 de julho, em Óbidos e já disponível em plataformas físicas e digitais, no site do Turismo do Centro e também na rádio, a nova campanha pretende dar a conhecer factos e curiosidades menos conhecidas da região.
A Turismo Centro de Portugal apresentou na quinta feira à noite a nova campanha de comunicação para 2023/24, intitulada de “Sabias Que”, que inclui um novo filme promocional da região, além de outros materiais.
A campanha destaca curiosidades e pormenores menos conhecidos, que tornam a região Centro de Portugal única e irrepetível, valorizando o produto através das suas características diferenciadoras. Está disponível em mupies, outdoors, nas nas redes sociais e no site https://turismodocentro.pt. Segundo explica a Turismo do Centro, o posicionamento estratégico da campanha é complementado com um spot de rádio e alguns episódios temáticos no podcast “Aqui, entre nós”.
Um dos elementos chave da campanha é o filme “Vou Só 3 Dias”, onde, ao longo de três minutos, o protagonista parte à descoberta da região mas o que descobre é que três dias não são suficientes para a descobrir verdadeiramente.
Numa cerimónia que contou com a presença de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal e Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, entre outros, Adriana Rodrigues, Chefe do Núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo Centro de Portugal, explicou o conceito da campanha, frisando que “Uma marca e os seus valores não se criam num ano. É um caminho ao longo do tempo, que deve ser sólido e coerente. Em 2022, lançámos a campanha ‘Centro de Portugal, um Destino e Tanto’, que obteve excelentes resultados. Este ano, optámos por acrescentar mais uma camada a esta comunicação, dando a conhecer singularidades da região, que muitas pessoas não conhecerão e que as vão certamente surpreender”.
Já o realizador do filme, Telmo Martins, recordou que “no ano passado, apresentámos uma campanha que mostrava o tanto que a região tem para ver, de forma quantitativa”. Este ano, continuou, “optámos por mostrar as experiências, as tradições, as pessoas que só se encontram aqui. Quisemos dar a conhecer que o Centro de Portugal é um destino único no mundo, com gentes e territórios únicos no mundo, através de uma viagem que é uma introspeção, por locais que não são conhecidos, por pessoas que fazem deste território aquilo que ele é”.
Por seu turno, o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, destacou o potencial da campanha para atrair visitantes. “Com esta campanha queremos mostrar que o Centro de Portugal não é um destino apenas para uma visita de um dia, mas é um destino para várias visitas, durante vários dias. Desta forma, a campanha apresenta um grande potencial para aumentar a notoriedade da marca e promover o conhecimento sobre o destino Centro de Portugal, aumentando a atratividade da região. Além disso, está perfeitamente de acordo com as novas tendências de procura internacional, a procura daquilo que é autêntico e genuíno”, considerou.
A terminar a cerimónia, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, recordou a importância do Turismo para o país. “O Turismo representa 15,8 por centro do PIB português. É um número que reflete o trabalho de muitos, durante muito tempo. O Turismo é também o parceiro ideal para fazer crescer outros setores, gerando 20 mil milhões de euros de receitas todos os anos. E é uma atividade que tem a capacidade de colocar todos, setor público e privado, a cooperar de forma ativa e eficiente”.