Pandemia levou Sérgio Rocha a abrir a mais recente loja Bestravel
Aberta desde 17 de janeiro, a agência da Maia é a mais recente franchisada da rede Bestravel. A nova agência de viagens tem como gerente Sérgio Rocha, que também se estreia no setor das viagens e que contou ao Turisver o porquê de abrir uma agência Bestravel.
Ao Turisver, Sérgio Rocha conta o porquê de só agora ter investido na área do turismo e viagens, com o responsável da Bestravel Maia a dizer-nos que trabalhou “25 anos em vendas de produtos alimentares”. A pandemia trocou “as voltas” à sua vida, levando-o a criar a sua própria empresa.
“Fui uma das “vítimas” da pandemia e apercebi-me que, com quase 50 anos, seria difícil voltar a encontrar emprego”, pelo que decidiu montar um negócio. Fazê-lo na área dos produtos alimentares seria o óbvio mas o seu gosto pelas viagens acabaria por lhe abrir novos horizontes.
Quando apareceu o primeiro caso e Covid em Portugal, Sérgio Rocha estava de férias no México e a viagem tinha-a comprado na Bestravel de Lousada e este facto levou-o, messes mais tarde, a pensar que talvez fosse uma oportunidade enveredar por este negócio. “Sabia que naquele momento o setor das viagens estava a sofrer bastante mas isso fez-me pensar que talvez não houvesse melhor altura para abrir uma agência até porque depois de passada a tormenta as pessoas iriam estar desejosas por viajar”, contou ao Turisver.
A partir daí, foi um processo de pesquisas, conversas e aconselhamentos, principalmente com o gerente da Bestravel Lousada, até tomar a opção de aderir a esta rede por ser a que “dá um melhor suporte”. As conversas com o gerente da loja onde habitualmente comprava as suas viagens, acabaram por ser decisivas: “em plena pandemia perguntei-lhe se, no caso de poder voltar atrás, voltaria a abrir uma agência de viagens e ele respondeu-me que sim. Depois perguntei se voltaria a optar pela Bestravel e voltou a responder-me que sim, e isso a mim deu-me confiança”, garante.
Apoio da Gecontur tem sido muito importante
É assim que decide abrir uma agência Bestravel, acabando por escolher a Maia porque tanto Lousada, de onde é natural, como Paredes e Paços de Ferreira, já têm lojas da rede. Neste processo foi importante o acompanhamento da Gecontur, master franchising da marca Bestravel que, entre outras sugestões aponta a Maia, onde em tempos a rede tinha estado presente. “Eu tinha trabalhado muito tempo na Maia e sabia do seu potencial, pelo que decidi abrir ali a agência” até porque “há menos opções neste setor”.
Sobre o apoio da Gecontur, Sérgio Rocha afirma estar satisfeito: “vê-se que há organização, que há suporte, vontade de melhorar e de crescer”, afirmou, acrescentando que “foi uma surpresa positiva o nível de organização, o apoio que dão ao nível do marketing e da formação”.
Apesar de a agência esta a trabalhar apenas desde 17 de Janeiro, Sérgio Rocha garante que as coisas estão a correr “acima do que eu estava à espera” e justifica: “pensei que ia começar tudo muito devagarinho porque não tenho experiência em viagens, exceto como consumidor e, não sendo da Maia, não sou conhecido, mas tive muita sorte porque a primeira pessoa que contratei tem um grande conhecimento técnico, tinha estado 20 anos numa agência e tem sido um ótimo suporte”. Entretanto, com a evolução do negócio, foi já contratada mais uma pessoa, algo que o nosso entrevistado pensava que apenas fosse acontecer “daqui a meio ano ou mais”, o que significa que “as coisas estão a andar mais depressa do que imaginava”.