Operação da Air Malta para Lisboa já arrancou e voos estão com ocupações “acima dos 90%” até agosto
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Iniciada esta segunda feira, a operação sazonal da Air Malta vai ligar Lisboa a Malta até 26 de outubro, com duas frequências semanais, às segundas e quinta feiras. Em termos de vendas, a operação está a correr bem, com ocupações superiores a 90% até agosto, afirmou ao Turisver Márcio Ferreira, sales manager da Air Malta em Portugal.
A Air Malta retomou esta segunda feira os seus voos sazonais para Lisboa. O momento da chegada do primeiro voo da companhia maltesa proveniente da ilha de Malta, foi assinalado com um evento no aeroporto de Lisboa, em que participaram representantes da companhia aérea, do Turismo de Malta e da ANA-Aeroportos de Portugal.
Em declarações ao Turisver à margem do evento, Márcio Ferreira, sales manager da Air Malta em Portugal, começou por afirmar que a operação da companhia está a correr “de forma conseguida” em termos de vendas já que nos meses de “junho, julho e agosto estamos com ocupações já acima dos 90%”, Já para os meses de setembro e outubro as ocupações estão também já com níveis muito bons que permitem esperar que “no geral, iremos conseguir ultrapassar os 90% de ocupação, de junho a outubro”.
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Ainda assim, referiu o responsável, a operação não deverá passar a anual: “De momento, a informação que temos é que haverá suspensão durante o inverno IATA, ou seja, a operação vai terminar em outubro, e retomaremos em 2024, também de forma sazonal mas com a indicação de que iremos começar mais cedo, concretamente em março”, estendendo-se, igualmente, até outubro.
Márcio Ferreira adiantou que a Air Malta está a proceder à renovação da sua frota, passando para uma nova geração de aviões, com um apport de capacidade dos aparelhos. Isto significa, segundo o sales manager da companhia em Portugal, que “mesmo que venhamos manter a mesma operação no próximo ano, iremos ter um aumento de capacidade significativo”, uma vez que “cada avião terá mais 40% a 50% de lugares”.
Questionado sobre o que terá que mudar no mercado português para que a rota entre Lisboa e Malta possa passar a anual, Márcio Ferreira começou por dizer que “não é o mercado português, nós é que temos que mudar a forma de promoção e tentar alterar a perceção de Malta no mercado”.
Considerando que Malta sempre foi percecionada como um destino de verão, sendo muito vendido como praia por se tratar de uma ilha no Mediterrâneo mas esta perceção é demasiado redutora para um destino como Malta que, frisa o nosso interlocutor, “oferece uma variedade múltipla de motivações de viagem”, nomeadamente cultural, religiosa, educacional (através do ensino da língua inglesa), gastronómica… Assim, “para ser uma operação regular de ano inteiro, Malta tem que passar a ser vista como um destino de city break. Os nossos voos permitem ir na quinta feira e regressar na segunda e isso é ideal para uma nova oferta de city breaks”, defendeu Márcio Ferreira.