Açores: Dormidas aumentaram 19,3% em maio segundo o SRE
O arquipélago dos Açores registou no mês de maio um total de 414,5 mil dormidas no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico (hotelaria, alojamento local e turismo no espaço rural), segundo estimativas avançadas pelo Serviço Regional de Estatística (SREA). Mais 19,3% do que no mesmo mês em 2023.
O relatório do Indicador de Turismo, que esta quarta-feira, 26 de junho, foi divulgado, destaca também o número de passageiros desembarcados em maio nos aeroportos dos Açores, com origem no estrangeiro e no território nacional (excluindo entre ilhas no arquipélago). Os dados do SREA revelam que os passageiros provenientes de voos internacionais (29.835) aumentaram 44,4%, enquanto os viajantes com origem no continente e na Madeira (91.866) subiram 9,9%.
As compras realizadas em TPA atingiram 168,6 milhões de euros (mais 8,8% do que no período homólogo), dos quais 141,5 milhões com cartões de bancos nacionais (mais 6,8%) e 27,2 milhões com cartões de bancos internacionais (mais 20,5%).
Já os levantamentos em caixas automáticas atingiram 50,3 milhões de euros (menos 2,4%), dos quais 47,7 milhões nacionais (menos 2,1%) e 2,6 milhões internacionais (menos 7,7%).
Recorde-se que o Indicador de Turismo “estima a evolução geral da atividade económica no setor do turismo na Região Autónoma dos Açores”, resultando da “adição das estimativas das dormidas registadas nos três tipos de alojamento turístico e é divulgado cerca de três semanas antes da publicação do destaque da Atividade Turística”, pode ler-se em comunicado no SREA