Norte, Açores e Alentejo são as regiões preferidas entre os conteúdos turísticos nas redes sociais
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A conclusão é da primeira edição do estudo “Turismo e Redes Sociais”, produzido pela Marktest que mostra, também, que a grande maioria dos usuários da redes sociais em Portugal tem o hábito de pesquisar destinos turísticos através das plataformas onde tem perfil criado, especialmente Instagram e Facebook
De acordo com o estudo da Marktest, os conteúdos turísticos apresentados pelo Norte de Portugal nas redes sociais, conquista a preferência de 67.5% dos utilizadores com idades entre os 25 e os 64 anos.
Seguem-se os Açores, destino que é indicado por 61% dos inquiridos, e o Alentejo, que conquista a preferência de 57% dos utilizadores portugueses de redes sociais.
Saindo de Portugal para o mundo, a Europa Ocidental é a região preferida dos portugueses pelos seus conteúdos turísticos, com mais de dois terços dos inquiridos a fazer referência a esta zona do globo.
Segue-se a América do Sul, mencionada por cerca de 45% dos inquiridos, a Ásia e a América do Norte
Outra conclusão do estudo é a convicção da larga maioria dos inquiridos (74%) de que as redes sociais têm um efeito positivo na imagem e reputação dos destinos turísticos.
De acordo com o mesmo estudo,73% dos portugueses que usa redes sociais já as utilizou para pesquisar destinos ou inspirar-se para definir as suas férias, bem como para escolher hotéis, restaurantes, bares e até atividades. Instagram e Facebook são as redes com mais influência na escolha de destinos turísticos.
Entre as pesquisas mais habituais nas redes sociais, os inquiridos colocaram a procura de restaurantes e bares (69%), hotéis/alojamento (62%), promoções e descontos (57%) e eventos e atividades (56%) no Top5 de consultas relacionadas com turismo.
O estudo Turismo e Redes Sociais mostra ainda que as reservas de hotel ou alojamento (55%) e as reservas de mesas em restaurantes e bares (43%) são as ações mais referidas pelos inquiridos como resultantes de informações ou recomendações encontradas nas redes sociais.