1ª fase do programa Competências do Futuro Algarve com mais de 900 inscritos
Promovido pelo Turismo do Algarve e pelo Turismo de Portugal, este programa de formação profissional que decorreu entre fevereiro e maio registou mais de 900 inscrições, o que revela o interesse do setor do turismo na área da formação.
Com um total de 33 ações de formação e bootcamps realizados, o programa contou com 912 inscrições de profissionais do setor turístico, segundo diovulgou esta quinta-feira, 4 de julho, o Turismo do Algarve em nota àimprensa.
No primeiro período foram realizados 10 bootcamps presenciais, abrangendo 40 horas de ações. Destes, nove bootcamps focaram-se em três áreas temáticas decisivas: Liderança e Gestão de Equipas; Inovação, Marketing e Literacia Digital; e Serviço de Excelência no Turismo. O 10º bootcamp dedicou-se à Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos, promovido na sequência do lançamento do selo de eficiência hídrica Save Water. Ao todo, estas ações receberam 213 inscrições.
No formato online, foram efetuadas 23 ações de formação, totalizando 211 horas, e registaram-se 699 inscrições. Os meses de abril e maio concentraram 60% dos participantes nas diversas ações realizadas.
Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve “a elevada adesão dos profissionais do setor ao Programa Competências do Futuro Algarve é um indicador claro do compromisso dos nossos profissionais em aperfeiçoar as suas competências e em elevar os padrões de qualidade no setor turístico. Este programa foi concebido para responder às necessidades identificadas, oferecendo formação em áreas estratégicas que são vitais para o futuro do turismo no Algarve”, afirmou.
“A excelência no serviço prestado é um compromisso inegociável para o Algarve. A capacitação dos nossos profissionais não só reforça a qualidade dos serviços oferecidos, como também contribui para a sustentabilidade e inovação do setor. O envolvimento de 912 inscritos demonstra a relevância de continuarmos a investir na formação. Estamos a preparar o setor para enfrentar os desafios futuros e para manter o Algarve como um destino de topo”, acrescentou o responsável.
O Programa Competências do Futuro Algarve foi lançado com o objetivo de dotar os profissionais do turismo de ferramentas e competências que lhes permitam melhorar o desempenho e a excelência dos serviços. Envolvendo as escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António, o programa prevê a realização de 440 horas de formação online e a participação de até 1800 profissionais do setor até ao final do ano.
O próximo período do programa decorrerá de outubro a Dezembro.