Palmela vai ter Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo
Segundo a autarquia, o plano de desenvolvimento turístico surge da necessidade de “antecipar os novos desafios” e “construir o futuro” e tem como objetivo a definição de estratégias impulsionadoras do turismo no concelho.
A Câmara Municipal de Palmela anunciou que vai dar início à elaboração do PEDT.PLM – Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo para o Município de Palmela, um documento de planeamento que, segundo a autarquia, “surge da necessidade de antecipar os novos desafios, e construir o futuro em articulação com os instrumentos de planeamento turístico regionais e nacionais.”.
O plano vai ser desenvolvido pela IDTOUR – Unique Solutions, empresa vencedora do concurso realizado, e a primeira spin-off em Portugal especializada na área do Turismo. Criada na Universidade de Aveiro em 2008, a IDTOUR conta com a colaboração de uma vasta rede de investigadores, académicos e profissionais do setor, segundo informa uma nota divugada pelo município.
A cooperação entre a IDTOUR e o município tem como objetivo principal “envolver e aprofundar as relações com os agentes económicos do território e dinamizar os recursos endógenos, para definir as melhores estratégias para impulsionar e monitorizar o desenvolvimento do Turismo no concelho”, lê-se na mesma nota.
A metodologia a adotar conjuga o trabalho de natureza técnico-científica com a promoção da participação pública, através de entrevistas, inquéritos, focus groups e workshops temáticos.
Inicialmente, será produzido um documento de orientação estratégica (PLM Tourism Vision’2030),sendo que após o habitual período de discussão pública, será consolidado o PEDT.PLM que vai integrar, para além do diagnóstico prospetivo, os diferentes instrumentos e ferramentas de gestão operacional, o plano de ação e o respetivo modelo de governance, assim como o Guia de Apoio ao Investidor.