Consumo estrangeiro em Portugal representou 26% da faturação dos negócios durante a Páscoa
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O consumo estrangeiro durante a semana da Páscoa representou 26% do total da faturação registada em Portugal, entre 25 e 31 de março de 2024. A conclusão é do relatório REDUNIQ Insights, REDUNIQ, marca da UNICRE.
De acordo com as conclusões do estudo, foram os turistas de Espanha (12%), Reino Unido (12%), Estados Unidos (11%), Irlanda (11%) e Alemanha (8%) que mais contribuíram para impulsionar a performance dos negócios portugueses durante a semana da Páscoa (25 a 31 de março).
Por regiões, o peso do consumo estrangeiro foi mais expressivo na Madeira (47%), Faro (46%), Lisboa (27%) e Viana do Castelo (27%). Especificamente no setor da hotelaria e atividades turísticas, o peso da faturação estrangeira situou-se nos 78%, com os distritos de Faro (86%), Madeira (86%), Lisboa (83%) e Porto (78%) a terem uma procura igual ou superior ao ano passado.
Já no setor da restauração, o peso do consumo estrangeiro alcançou os 36%, com destaque para as regiões de Faro e Madeira, que registaram um valor de 63% e 53%, respetivamente.
Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, considera estes dados “muito positivos” e afirma que são o reflexo da “curva de crescimento da procura de Portugal enquanto destino de férias, uma tendência que se tem vindo a consolidar nos últimos anos”.
O especialista refere ainda como ponto positivo o facto desta tendência ser “crucial para a digitalização dos negócios, na medida em que são os consumidores estrangeiros os primeiros a trazer uma necessidade por novas formas de pagamento, cenário que resulta num maior interesse dos comerciantes em incorporar estes novos métodos e responder aos emergentes comportamentos de consumo”.
No que se refere ao consumo nacional, o estudo concluiu que foi mais elevado do que no ano passado no fim-de-semana da Páscoa (de 29 a 31 de março), registando um crescimento da faturação e do número de transações de 12% e 10%, respetivamente. Indicadores que, de acordo com o estudo, justificam o aumento da faturação total de 8% face ao período da Páscoa de 2023.
O dia de maio consumo foi a quinta-feira, 28 de março, em que se verificou um crescimento de 44% face à média das restantes quintas-feiras de março. Já em relação à Sexta-Feira Santa (29 de março), verificou-se um aumento de 10% do volume de faturação, face ao ano passado, tendo sido também registada uma evolução positiva face à média das restantes sextas-feiras do mês de março deste ano (+22%).