BTL ajudou 58% dos expositores a concretizar negócios
A Bolsa de Turismo de Lisboa, que vai realizar a sua 33ª edição de 1 a 5 de março de 2023, conclui da realização da edição deste ano que, cada vez mais, é o grande marketplace do setor do turismo.
A BTL confirma cada vez mais a sua vocação em ser a grande montra de negócios do turismo em Portugal, nas vertente B2B e B2C. Esta é uma das principais conclusões do balanço da 32ª edição da BTL que decorreu na FIL de 16 a 20 de março.
A introdução de novas dinâmicas na feira, bem como a reformulação do programa de Hosted Buyers terão contribuído para que 58% dos expositores afirmassem ter concretizado negócios ou ter a expectativa de fechar nos próximos seis meses.
Um dos grandes focos desta edição foi a promoção do Destino Portugal, sendo de realçar que 74% dos visitantes deslocou-se à feira à procura de opções de férias/escapadinhas em Portugal.
De acordo com a organização, para a grande maioria dos expositores que estiveram presentes o valor da BTL é relevante: “59% refere a sua importância na promoção da notoriedade da marca e 60% assume que a feira é fundamental para identificar potenciais clientes”, conclui a análise feita à edição deste ano.
O inquérito concluiu que 95% dos expositores considera a BTL o mais importante evento do sector realizado em Portugal e para 90% esta edição foi um acelerador da recuperação do sector turístico.
De acordo com o inquérito realizado, 93% dos expositores e 100% dos buyers pretendem marcar presença na próxima da Bolsa de Turismo de Lisboa, de 1 a 5 de março de 2023.
Segundo a organização ,o programa de hosted buyers permitiu marcar encontros entre 94 buyers – representantes de 19 mercados internacionais e 256 Expositores. Ao todo realizaram-se cerca de 1.404 reuniões durante as quais 84% dos buyers e 81% dos expositores identificaram oportunidades de negócio.
Com 63% dos buyers a colocarem o programa entre os melhores em que participam a nível internacional, 90% dos buyers internacionais considerou, em termos de oferta do produto turístico- destino Portugal, que a BTL responde às suas áreas de negócio e interesse.
De referir ainda que o interesse dos buyers centrou-se, este ano, nos produtos cultural e religioso (72,4%), no Enoturismo (62,1%), City&Breaks (58,6%), Gastronomia (55,2%), Natureza (44,8%) e Sol e Praia (41,4%).
Para Dália Palma, gestora de feira “cada vez mais a BTL aposta no valor que consegue entregar aos expositores e na experiência que consegue proporcionar a todos os que a visitam”. “Esta é a prova que estamos no caminho certo. Um caminho que partilhamos com os parceiros estratégicos de sempre: Turismo de Portugal, TAP, Regiões de Turismo bem como com as tão importantes associações representativas do sector, entre outros”, afirmou.