Grupos TUI e Wamos entre os candidatos na corrida à compra da italiana Alpitour World
Segundo noticia a imprensa internacional, entre os candidatos à compra da Alpitour World, grupo italiano que opera na área das viagens e turismo e que está avaliado entre os 1.300 e os 1.500 milhões de euros, estão a TUI, a Wamos e o fundo norte-americano Certares.
A imprensa italiana noticiou no final da semana passada que a venda da Alpitour World, uma das empresas turísticas mais importantes da Europa e o único grupo integrado de Itália a operar no setor das viagens e turismo, já tem cinco candidatos.
Entre estes encontram-se o grupo alemão TUI, o grupo espanhol Wamos e a Certares, fundo de investimento norte-americano que há cerca de um ano manifestou interesse em entrar no capital da TAP e que possui 40% da Douro Azul. A estes se somam, segundo alguns jornais italianos como o ‘Il Sole’ e o ‘Quotidiano Nazionale’, duas multinacionais do setor – uma americana, outra asiática – que, no entanto, mantém sigilo sobre a identidade.
Os mesmos meios avançam que a lista de candidatos foi reduzida a partir de uma outra que apontava 15 interessados na corrida à Alpitour.
De recordar que a TIP – Tamburi Investment Partners, anunciou em finais de setembro do ano passado que tinha instruído o Goldman Sachs para dar início ao processo exploratório de valorização das ações da subsidiária.
Depois de ter parado por alguns meses, o processo entra agora numa nova fase em que os cinco candidatos deverão apresentar as suas ofertas não vinculativas durante o mês de fevereiro.
Com escritórios em 16 países do mundo, um volume de negócios que em 2022 atingiu os 1,6 mil milhões de euros, e com mais de 4.000 funcionários, o Alpitour World opera nas áreas da tour operação, hotelaria (no total tem 26 hotéis sob a sua gestão), aviação (companhia aérea Neos, que possui uma frota com 15 aviões), DMC e agências de viagens. Alpitour Tour Operator, Jumbo Tours, VOIHotels e VRetreats, são algumas das marcas mais conhecidas do grupo italiano.