Receitas de 2,4 MM€: Portugal recebeu 2,2 milhões de hóspedes espanhóis até novembro
Segundo mercado em número de hóspedes para Portugal, Espanha continua a apresentar uma tendência de aumento face aos valores da pré-pandemia, segundo dados do Travel Bi. Num momento em que a FITUR se prepara para abrir portas com a maior representação de sempre de Portugal, vale a pena atentar nos números.
De Janeiro a Novembro de 2023, Portugal recebeu 2,2 milhões de hóspedes espanhóis, valor que reflete um aumento de 9,5% face ao mesmo período do ano anterior e que posiciona o mercado espanhol como o segundo em dormidas, logo atrás do Reino Unido.
No total, este mercado contribuiu com 5 milhões de dormidas (+7,7%), sendo o 3.º mercado mais importante neste indicador, atrás do Reino Unido e da Alemanha.
Quanto às receitas o contributo dos espanhóis ascendeu a 2,4 mil milhões de euros (+17% do que em igual período de 2022), tendo-se posicionado em quarto lugar neste indicador, depois dos mercados do Reino Unido, França e Alemanha.
Por regiões, e de acordo com os mesmos dados, há a salientar que os espanhóis são o primeiro mercado em hóspedes e dormidas no Porto e Norte de Portugal, no Centro e no Alentejo.
Em Lisboa, Espanha posicionou-se, até novembro, como o segundo mercado em hóspedes e dormidas, logos a seguir aos Estados Unidos.
No Algarve, o mercado espanhol foi o terceiro ais importante em hóspedes e o sexto em número de dormidas.
Nas regiões Autónomas, destaque para os Açores, a região que mais cresceu ao nível do mercado espanhol, que ocupou o terceiro lugar em hóspedes e dormidas. Já na Madeira, Espanha ocupa o quinto lugar em ambos os indicadores.
Já de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística de Espanha, de janeiro a novembro de 2023, o número de residentes espanhóis que visitaram Portugal foi de 5.668.427 milhões, com os meses de abril, julho, agosto, setembro e outubro a serem os preferidos.
Segundo a mesma fonte, Portugal é o destino preferido de todas as comunidades fronteiriças, mas também os madrilenos têm o Destino Portugal entre as suas preferências. Assim, e por ordem decrescente, as principais comunidades autónomas de origem dos turistas espanhóis que rumam a Portugal são: Galiza, Andaluzia, Madrid, Extremadura e Catalunha e ainda Castela e Leão.
Com uma estada média a situar-se entre os 5 e os 6 dias, é de sublinhar que em agosto de 2023, Portugal ultrapassou a França na posição de destino preferido dos espanhóis em número de viagens (775.761 pessoas), voltando ao segundo lugar a partir de setembro.
No sentido inverso, os números também são importantes, já que em 2023, um total de 3.262.603 portugueses terão visitado Espanha, com destaque para os meses de abril e de julho até setembro. O mês de agosto, segundo os mesmos dados, terá sido o mês com mais chegadas (515.699), para o que terá contribuído o número de portugueses que escolhe as ilhas espanholas e o sul de Espanha para as suas férias.