Destinos do sul da Europa continuam a ser a principal opção de férias para os europeus, segundo a European Travel Commission
O último relatório da European Travel Commission (ETC) sobre as viagens intraeuropeias, revela que 75% dos europeus planejam viajar nos próximos meses, um aumento de 6% em relação ao ano passado. Os destinos mediterrânicos lideram a lista de preferências, já que os turistas optam, principalmente, por viagens de sol e praia.
O último relatório da Comissão Europeia de Viagens (ETC), “Monitorando o sentimento por viagens intraeuropeias – Onda 19”, revela que o interesse dos europeus pelas realização de viagens entre junho a novembro, subiu 6% face ao ano passado, alcançando os 75%. Espanhóis, italianos e britânicos, são aqueles que mais pretendem viajar durante aquele período.
O estudo também revela que 36% dos europeus planeiam fazer uma viagem nos próximos meses, 33% pretendem fazer uma segunda viagem, enquanto apenas 24% está a planear fazer três ou mais viagens.
De acordo com as conclusões do estudo, os destinos do sul da Europa continuam a liderar a lista de preferências, com a maioria dos viajantes europeus (45%) a escolher locais mais quentes para suas próximas férias. O interesse no Sul da Europa está estável em comparação a 2023, mas caiu 10% em relação a 2022. Enquanto isso, os destinos do Oeste (18%) e do Norte (13%) continuam a ver uma forte procura. Espanha e Itália são as principais escolhas, cada uma preferida por 8% dos entrevistados, seguida pela França com 7% e Grécia com 6%.
A explicação está no facto de os turistas europeus continuarem a preferir os destinos de sol e praia para as suas férias de verão, com 19% do total. As férias culturais e patrimoniais são a escolha de 17% dos inquiridos, viagens pela natureza e ao ar livre concentram 14% das preferências e as férias na cidade 13%.
A perceção da segurança de um destino (16%) é o fator mais importante para os viajantes selecionarem um local de férias, seguido por clima agradável (13), das pechinchas (11%), moradores amigáveis e temperaturas estáveis (ambos 8%).
Sem surpresas, a maioria dos viajantes pretende fazer uma viagem nos meses de verão: 45% viajarão em junho e julho, e 39% optarão por agosto e setembro. Apenas 12% pretendem viajar em outubro e novembro, sugerindo que as ondas de calor e a superlotação que impactaram partes da Europa no verão de 2023 não afetaram os planos para este ano.
O avião continua a ser o meio de transporte mais popular para viagens intereuropeias, concentrando 54% das escolhas, um aumento de 5% em relação ao ano passado. Segundo indica o estudo, os viajantes do Reino Unido (73%), Espanha (68%) e Itália (62%) são mais propensos a voar para seus próximos destinos de férias.
O automóvel é a segunda opção mais popular, com 28% das respostas e as viagens de comboio permanecem estáveis, com 10%.
Custo elevado das viagens (21%, queda de 3% em relação ao ano passado), finanças pessoais (16%) e questões geopolíticas (11%), são as principais preocupações dos viajantes europeus, somando-se o clima extremo e as interrupções no transporte (10%).
O estudo refere, ainda, que apenas 6% dos turistas dizem usar ferramentas baseadas em IA para planearem as suas viagens, sendo que 42% dos viajantes que usam aplicativos de IA para planeamento de itinerários e 35% dos que empregam plataformas de IA para fins de viagem têm entre 25 e 34 anos.
Imagem: ©Freepik