Consumo de turistas estrangeiros em Portugal aumentou 20% este verão
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A conclusão é do REDUNIQ Insights, relatório da REDUNIQ que analisa a evolução dos pagamentos por cartão. Segundo o relatório, os negócios nacionais registaram este verão mais 15% de transações e mais 8% de faturação em termos homólogos, com os Açores e o Alentejo a serem as regiões que mais cresceram. A maior fatia do consumo estrangeiro coube aos turistas franceses.
De acordo com o REDUNIQ Insights, o número de transações registadas pelos negócios em Portugal aumentou 15% este verão em comparação com o mesmo período do ano passado. Este aumento foi alavancado pelo crescimento do turismo estrangeiro em território nacional, que totalizou mais 20% de transações de origem estrangeira face ao verão de 2022. Já o número de transações originadas por cartões de pagamento nacionais cresceu 14%.
A faturação registou um crescimento homólogo de 8%, tendo esta subida sido mais expressiva na faturação estrangeira (+10%), do que na faturação nacional (+7%).
Para Tiago Oom, Chief Commercial Officer da UNICRE e porta-voz oficial do REDUNIQ Insights, “o facto de o número de transações ter tido um crescimento superior ao da faturação indica a diminuição do valor médio de compra (37,2€ no Verão de 2022 contra 35€ no mesmo período de 2023)”.
O responsável explica que “o crescimento do número de transações, face à faturação deve-se igualmente à gradual democratização dos pagamentos digitais em detrimento do dinheiro físico” Tiago Oom precisa que nesta equação, aos tradicionais cartões de pagamentos, juntam-se agora os pagamentos via smartphone ou wereables que estão a ganhar cada vez mais a preferência dos consumidores.
Açores e Alentejo com o maior crescimento
No que toca à análise regional, o destaque vai para os Açores com +14% de faturação em termos homólogos e para o Alentejo com + 12%, tendo sido estas as duas regiões que, segundo o estudo, registaram o maior crescimento homólogo de faturação. A fechar o pódio surge a região Norte, com mais 11% de faturação face ao verão de 2022.
Relativamente ao consumo estrangeiro, as regiões insulares também se destacam, com os Açores a crescerem 22% em faturação estrangeira, e a Madeira com um aumento de 18%.
Ao nível do consumo nacional, foi o Alentejo que observou um aumento homólogo mais expressivo (+12%). No polo oposto, o Algarve e Área Metropolitana de Lisboa foram as regiões em que o crescimento foi menos expressivo: mais 6% em comparação com o verão do ano passado.
O estudo refere também que a primeira quinzena de agosto foi o período em que se registou um pico significativo de faturação, representando 23% do total de faturação registada este verão.
Segundo explica Tiago Oom, “este fenómeno deve-se a dois fatores: por um lado, a realização da Jornada Mundial da Juventude, que trouxe um maior fluxo transacional estrangeiro em diversos pontos do país; e depois o facto de entrarmos na tradicional época de férias, onde a primeira quinzena de agosto é sempre a preferida dos portugueses. Os estrangeiros procuram cada vez mais uma diversidade de destinos nacionais, trazendo com isso um maior impulso para a economia de cada região, muito relevante nesta primeira quinzena”.
Turistas franceses foram os que mais contribuíram
O REDUNIQ Insights revela ainda que, durante o período em análise, do lado da faturação estrangeira, o maior contributo veio dos turistas franceses, que representaram 18% do total de faturação estrangeira em Portugal. Atrás surgem o Reino Unido e a Irlanda (ambos com 13%), assim como os Estados Unidos e Espanha (os dois com 9%). Nota ainda para o crescimento da faturação de turistas irlandeses, que subiu 33% face ao ano passado. Além do crescimento, o valor da compra média (124,7€) é também o mais elevado do top 5 de países estrangeiros.
Restauração, retalho alimentar e hotelaria e as atividades turísticas, representaram cerca de 57% da faturação total registada, com crescimentos de 14%, 9% e 5%, respetivamente.