Amadeus compra portuguesa Vision-Box por 320 M€
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/01/Vision-Box.jpg)
A Amadeus anunciou esta quarta-feira a aquisição da empresa portuguesa Vision-Box, fornecedora de soluções biométricas para aeroportos, companhias aéreas e controlo de fronteiras.
A operação está ainda sujeita a aprovações regulatórias, mas a Amadeus, que espera que o negócio possa ficar concluído ainda no primeiro semestre deste ano, avançou já ter adquirido a totalidade da empresa portuguesa por 320 milhões de euros
“A aquisição da Vision-Box trará novas capacidades no ambiente de hardware e software biométrico, agregando soluções de controle de fronteiras à linha de produtos Amadeus, que agora poderá oferecer aos passageiros uma experiência completa e complexa, desde a reserva até a chegada ao aeroporto de destino, passando pelo controle de fronteira e embarque”, explica a Amadeus em comunicado.
Avança ainda que “esta aquisição contribuirá para o objetivo da Amadeus de fazer parte de um ecossistema integrado que liga toda a indústria de viagens. Neste sentido, esta transação permitirá uma interoperabilidade biométrica excecional entre aeroportos, companhias aéreas e autoridades de controlo de fronteiras. Além disso, irá complementar e melhorar a proposta de valor existente da Amadeus para companhias aéreas e aeroportos, que se concentra em fornecer uma experiência simples para todos os passageiros, otimizando as operações e impulsionando uma gestão eficaz de incidentes”.
Citando o Biometrics Research, o comunicado indica que o setor da biometria a nível global poderá representar 86,1 mil milhões de dólares em 2028, contra os 47,800 mil milhões de 2023, um crescimento que “é impulsionado pela indústria de viagens”.
A Vision-Box, fundada em 2001 por Bento Correia e Miguel Leitmann, fatura cerca de 70 milhões de euros e tem um EBITDA de 20 milhões. A sua tecnologia está presente em cerca de 100 países.
Citado no comunicado, Decius Valmorbida, presidente da Amadeus, sublinha que “a biometria é um setor estratégico e de rápido crescimento, e as capacidades da Vision-Box vão permitir-nos acelerar o nosso crescimento nesta área”.
Já Miguel Leitmann, fundador e CEO da Vision-Box,, afirma-se “muito entusiasmado com as oportunidades de crescimento da Vision-Box ao juntarmo-nos à Amadeus (…) Juntos podemos dar o próximo grande passo na experiência de viagem: unir todos os intervenientes e sistemas separados num ecossistema único, digitalmente integrado e orquestrado”.