Candidato à ERT Alentejo e Ribatejo quer Pacto Regional para a Competitividade e Coesão

José Manuel Santos é, para já o único candidato à liderança da ERT do Alentejo e Ribatejo. Com o lema “Nova Ambição – Construir o Futuro”, a sua candidatura, pré-anunciada desde finais de janeiro, tal como o Turisver noticiou, foi publicamente apresentada na terça feira em Beja e, como o próprio afirmou, é “audaciosa” no caminho que propõe.
Recorde-se que para José Manuel Santos a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo é tudo menos desconhecida uma vez que desde 2008 que assume as funções de secretário-geral da referida entidade, pelo que conhece bem “os cantinhos à casa”.
Em Beja, na primeira apresentação pública da sua candidatura à presidência da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e da lista que o acompanha – a segunda apresentação foi na quarta feira, no Ribatejo -, José Manuel Santos falou daqueles que considera serem os cinco grandes desafios para o futuro do turismo e deu nota de três objetivos estratégicos.
Internacionalização, atratividade, competitividade, sustentabilidade e governança foram os cinco desafios para o futuro do turismo elencados pela candidatura de José Manuel Santos, à ERT do Alentejo e Ribatejo. Desafios que, segundo o site “O Atual.pt”, a candidatura de José Santos espera poder dar resposta positiva através de um Pacto Regional para a Competitividade e Coesão do Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Reconhecendo que o caminho proposto pela sua candidatura “é audacioso mas realista e viável”, José Manuel Santos apontou três objetivos estratégicos, assentes na aproximação dos territórios, instituições e pessoas, na sustentabilidade, competitividade e “inteligência” do destino e ainda no fortalecimento da economia turística regional e das empresas.
Lista candidata e mandatários
No ato oficial, José Santos deu também nota da lista que o acompanha para os vários órgãos da ERT (Assembleia Geral, Conselho de Marketing e Comissão Executiva) bem como dos seus mandatários, tendo sublinhado que conseguiu mobilizar uma equipa de grande mérito e de relevância profissional e pessoal, que integra autarcas, profissionais do turismo, académicos, empresários e dirigentes associativos.
Assim, a lista para a Assembleia Geral é liderada pelo presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha e integra José Pedro Calheiros (diretor-geral da SAL, empresa de animação turística).
O Conselho de Marketing será presidido pelo Grupo Pestana, representado por Nuno Pina, enquanto a Comissão Executiva, liderada por José Manuel Santos, inclui representantes da APAVT e da AHRESP, Isabel Vinagre (administradora da Companhia das Lezírias) e Pedro Ribeiro (presidente da CM de Almeirim e da CIM da Lezíria do Tejo), entre outros.


José Cunhal Sendim é o mandatário geral da candidatura; António Cachola e Alexandrina Capão são os mandatários para o Alto Alentejo; Rita Bravo e João Cavaleiro Ferreira, mandatários para o Alentejo Central; António Silvestre Ferreira e Ana Paula Figueira, para o Baixo Alentejo; Idália José e Carlos Silva, assumem essas funções para o Alentejo Litoral, enquanto Daniel Mota e Mariana Delgado são mandatários para o Ribatejo.