Açores vão ter programa de apoio à estabilidade laboral no Turismo

Orçado em 10 milhões de euros, o programa TURIS.ESTAVEL prevê a atribuição de apoios às empresas do setor para que assegurem a estabilidade dos postos de trabalho, promovendo os contratos sem termo.
Em causa estão as atividades ligadas à hotelaria e à restauração que estão a ser afetadas pela escassez de mão de obra, sendo que esta medida “pretende incentivar o mercado de trabalho”, anunciou esta sexta feira, 3 de junho, o subsecretário regional da Presidência, Faria e Castro, adiantando que o programa vai ter uma dotação de 10 milhões de euros e um prazo de execução de três anos”.
Explicando que a sazonalidade do turismo torna difícil aos empresários do setor manter os postos de trabalho durante a época baixa, o governante explicou que “é precisamente para assegurar essa estabilidade dos postos de trabalho que esta medida agora surge”.
O programa prevê um apoio aos empresários da hotelaria e da restauração para que mantenham os postos de trabalho durante a época baixa, permitindo que os trabalhadores possam receber formação durante esse período. A medida visa promover o emprego através de contratos sem termo e promover a transformação dos contratos a prazo em contratos sem termo.