Turismo deve apostar na AI e na analítica avançada para continuar a crescer
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2023/05/Inteligencia-Artificial1.jpg)
Esta a principal conclusão do Travel Summit 2023 da Minsait, um encontro setorial realizado recentemente pela empresa para a indústria das viagens, que reuniu grandes marcas e players do setor do turismo de vários países.
No encontro os participantes concluíram que os desafios mais prementes que se apresentam a hotéis e companhias aéreas passam elo aumento da rentabilidade e pelo serviço a viajantes mais exigentes e conectados. Por isso, “a modernização das aplicações, a implementação de tecnologias avançadas ou a utilização de novos ambientes de trabalho para encorajar uma nova forma de viajar, segura, sustentável, e simultaneamente mais satisfatória para os clientes e mais eficiente para os profissionais, tornam-se ferramentas diferenciadoras na nova era do turismo”, revela uma informação veiculada pela empresa.
O pós-pandemia, que trouxe consigo um desejo global de viajar, vai obrigar, segundo concluíram os especialistas, à transformação digital dos operadores e empresas na área do turismo, marcada pela incorporação massiva de tecnologias avançadas como a Inteligência Artificial (IA) ou a Analítica Avançada, a fim de gerir dados e informações de uma forma mais qualitativa, dando resposta e valor a destinatários cada vez mais digitais, exigentes e empenhados em questões como a segurança ou a sustentabilidade.
Paulo Dias responsável pela unidade de Turismo da Minsait em Portugal, afirma que “este setor sempre teve no seu ADN a inovação e foi um dos pioneiros na incorporação de novas soluções tecnológicas, mas também foi um dos setores que mais sofreu o impacto da pandemia e teve que se adaptar e inovar rapidamente, explorando novos modelos de negócio e soluções digitais, que foram chave para ultrapassar o momento. No entanto, o mercado está diferente e as preocupações e exigências dos viajantes evoluíram. Aqueles que não acompanharem esta evolução correm o risco de ficar para trás e perder a sua competitividade”.
Após a pandemia, a indústria do turismo tem-se concentrado no uso da inteligência artificial e da analítica avançada como forma de manter a sua rentabilidade, tendo conseguido um ano recorde em 2022.
A inteligência artificial tem sido particularmente transformadora na indústria de viagens, permitindo que as empresas desenvolvam soluções cada vez mais sofisticadas e personalizadas como, por exemplo, o uso de chatbots em websites de reservas e plataformas de viagens para ajudar os clientes a encontrar as melhores opções de voos, hotéis e atividades.
Outra aplicação da inteligência artificial na indústria de viagens é a Analítica de Dados. As empresas podem recolher uma grande quantidade de informações sobre os clientes, como os destinos favoritos, orçamentos de viagem e preferências de estadia que depois de analisados permitem que as empresas proporcionem ofertas personalizadas e criem campanhas de marketing mais eficazes.
Pedro Moura, responsável pela unidade de Phygital da Minsait em Portugal, avança que o compromisso da Minsait com o Turismo Inteligente está alinhado com a oferta Phygital da empresa, que fornece soluções end-to-end para ligar o mundo físico e digital. Outra solução é o Onesait Travel, oferta global da Minsait para o setor do turismo, que otimiza a gestão de hotéis e companhias aéreas para melhorar a experiência dos viajantes e adaptar as suas operações às novas exigências dos turistas.