Pressões financeiras levam europeus a ajustar planos de viagens, diz a ETC
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O aumento do custo de vida e a subida dos preços das viagens e alojamentos estão a levar os turistas europeus a alterar os seus planos. Embora a intenção de viajar apenas tenha descido 4% em termos homólogos, os turistas procuram destinos mais acessíveis e viagens fora do “pico” do verão.
De acordo com o último relatório da European Travel Commission, o número de europeus que planeiam fazer uma viagem entre os meses de junho e novembro de 2023 diminuiu 4% em relação ao ano passado, apesar de permanecer em alta de 69%.
Austríacos, suíços e alemães são os mais hesitantes, com apenas 45%, 56% e 62% dos entrevistados, respetivamente, a planearem viajar nos próximos meses. No polo oposto ficam os franceses (80%), belgas (79%) e britânicos (75%) que se apresentam como os mais ansiosos para viajar no mesmo período.
Embora a queda nas intenções de viagens europeias possa ser explicada por uma desaceleração na demanda reprimida após o Covid-19, o estudo Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel – Wave 16[1] da European Travel Commission (ETC) sugere as pressões financeiras também estão influenciando os turistas.
Comentando os resultados do inquérito, Miguel Sanz, presidente da ETC, afirmou: “Os nossos dados mais recentes mostram que as preocupações com a inflação e as finanças pessoais persistem entre os viajantes europeus. No entanto, os europeus ainda estão ansiosos para viajar nos próximos meses. Muitos estão à procura de alternativas de viagem, optando por experiências mais acessíveis ou considerando viagens fora de temporada para esticar seus orçamentos”.
Face a este panorama, o responsável aconselha “destinos e empresas a aproveitar essas tendências e a ajudar os viajantes a sair dos roteiros mais conhecidos e a viajar nos meses menos movimentados”.
Viagens fora do “pico” do verão e destinos mais acessíveis
Segundo o estudo, quase um quarto (24%) dos viajantes europeus estão preocupados com o aumento geral dos custos de viagem, enquanto 17% estão preocupados com a situação económica e as suas próprias finanças.
Para fazer face ao aumento das despesas de viagem, os europeus estão a adaptar os seus comportamentos: 17% pretendem viajar fora da temporada para conseguirem melhores preços e 14% pretendem tirar férias em destinos que consideram mais acessíveis.
Por outro lado, estão também a optar por passagens aéreas mais baratas, com 13% a afirmar que pretende reservar voos mais cedo do que o normal para obter o melhor negócio e 12% a planear voar em companhias aéreas de baixo custo.
No destino, 17% dos turistas europeus inquiridos afirma que vai cortar nas compras, 15% vai procurar restaurantes mais baratos e 15% vai escolher estabelecimentos de alojamento menos dispendiosos.
Outros fatores que preocupam os viajantes europeus são a guerra na Ucrânia (12%), a superlotação dos destinos turísticos (9%), as políticas de reserva e cancelamento (9%) e possíveis condições climáticas extremas (8%).
Europa é o principal destino de viagem dos europeus
A Europa continua a ser a primeira escolha dos inquiridos, com 59% dos inquiridos a planear fazer férias na região, enquanto 12% pretende fazer uma viagem fora da Europa (mais 3% do que em 2022). No entanto, é de realçar que a popularidade das viagens domésticas caiu 6%, com apenas 26% dos viajantes a indicar que vai optar por um “staycation” nos próximos meses.
Em termos de duração, a maioria dos viajantes europeus (36%) opta por passar menos de uma semana (quatro a seis noites) no seu destino, enquanto 27% pretende ficar sete-nove noites.
Por países europeus, Espanha continua a ser o destino mais popular, sendo a escolha de com 8% dos inquiridos, seguida pela França (7%), Itália (7%), Grécia (5%) e Croácia (5%). Ainda assim, os destinos mediterrâneos tiveram uma queda de 10% no número de visitantes com o objetivo de viajar para lá em relação ao ano passado. Pelo contrário, destinos como República Checa, Bulgária, Irlanda e Dinamarca mostram um aumento de popularidade o que, segundo o estudo, “pode ser atribuído aos viajantes que procuram destinos menos lotados e temperaturas mais amenas”.
Apesar de tudo, 33% dos viajantes europeus estão a planear fazer duas viagens e 26% espera viajar pelo menos três vezes neste verão e outono. Já 30% dos entrevistados pensa fazer apenas uma viagem (4% a menos do que no ano passado).
O estudo revela, ainda, que as viagens de negócios registaram um aumento de 4% face ao ano passado, com 9 % de entrevistados a pretender fazer uma viagem de trabalho.