Portugal é o 3º pior país europeu em pontualidade na hora de viajar de avião
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Portugal é o 3.º país europeu onde se registaram mais atrasos nos aeroportos em 2023. Quem o revela é uma análise da AirHelp, que conclui que mais de 230 milhões de passageiros na Europa tiveram problemas com o horário dos seus voos e 15 milhões viram o seu voo cancelado.
Segundo aquela que é a maior organização do mundo especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, em 2023, registaram-se mais de cinco milhões de voos com origem num país europeu, o que significa que mais de 750 milhões de passageiros voaram a partir de aeroportos europeus, refletindo um aumento de mais de 100 milhões de viajantes em relação a 2022.
Dos países europeus com maior tráfego aéreo, Portugal é dos que apresenta uma maior taxa de voos atrasados. Só em 2023, mais de 80 mil voos sofreram algum tipo de perturbação – cancelamento ou atraso – afetando mais de 11 milhões de passageiros, ou seja, 36% dos mais de 32 milhões que viajaram a partir de território nacional. Tendo em conta estes números, mais de 770 mil passageiros tornaram-se elegíveis na obtenção de compensações, de acordo com o Regulamento CE 261/2004.
No entanto, é Malta quem encabeça a lista dos países com mais passageiros afetados por atrasos e cancelamentos: mais de três milhões de passageiros passaram por este país europeu e apenas 60% desfrutou do seu voo sem incidentes. Em segundo lugar, surge a Turquia: dos mais de dois milhões de passageiros que voaram a partir deste país, 61% registou algum tipo de perturbação no seu voo.
Os países mais pontuais
Lituânia, Noruega e Albânia destacam-se pelo bom desempenho dos seus aeroportos. Oitenta por cento dos dois milhões de passageiros que apanharam um voo da Lituânia chegaram ao seu destino a tempo; dos 28 milhões de passageiros que voaram a partir de aeroportos noruegueses, 79,4% partiram a tempo; e o mesmo aconteceu com 78,8% dos 2,5 milhões de passageiros que iniciaram a sua viagem na Albânia.
Em termos de tráfego aéreo, Espanha é o país europeu com mais voos registados – mais de 800 mil voos – e mais movimentos de passageiros – mais de 120 milhões – em 2023. Espanha tem vindo a aumentar consideravelmente a sua atividade aérea, no entanto, também tem vindo a piorar os seus registos de pontualidade. Em segundo lugar, encontramos a Alemanha com mais de 650 mil voos, 95 milhões de passageiros e 67% de pontualidade; a França em terceiro lugar, com mais de 600 mil voos, 90 milhões de passageiros e 65% de pontualidade.
Pedro Miguel Madaleno, advogado da AirHelp especialista em direito dos passageiros aéreos, sublinha que em 2023 “verificamos a continuação do aumento das pessoas afetadas por problemas nos voos, com cancelamento e atrasos. Se por um lado existiram algumas restrições de tráfego aéreo, por outro, continuamos a verificar que ainda há alguma falta de preparação para o aumento das viagens aéreas após a pandemia. De facto, verificamos uma tendência crescente: em 2019, 24% dos passageiros sofreram perturbações nos seus voos; em 2022, esta percentagem aumentou para 31%; e em 2023, voltou a existir um aumento para 36%. E isto apesar de o tráfego aéreo ainda não ter atingido os valores pré pandemia”.
Companhias aéreas preferidas dos passageiros europeus
De acordo com os registos da AirHelp os europeus parecem ser os que mais procuram soluções low cost, e a Ryanair foi a companhia aérea mais popular para viajar a partir da Europa, registando mais de 750 mil voos operados e mais de 125 milhões de viagens – o dobro da segunda companhia aérea mais movimentada.
No entanto, aqueles que pretendem poucas surpresas na hora do seu voo devem optar pela Eurowings: a companhia aérea de baixo custo do Grupo Lufthansa tem uma taxa de pontualidade de aproximadamente 93%.
Por outro lado, como tem vindo a ser habitual, os meses de verão continuam a ser os de maior tráfego aéreo e, consequentemente, os de maior taxa de interrupção de voo. Durante o mês de julho de 2023, 85 milhões de passageiros passaram por um aeroporto europeu. No mesmo mês, registou-se a maior taxa de falta de pontualidade do ano: 38,20% dos passageiros sofreram algum tipo de interrupção da sua viagem.