VisitBritain prevê aumento de 5% no número de visitantes em 2024

O VisitBritain prevê que o gasto de visitantes internacionais no Reino Unido em 2024 será de 34,1 mil milhões de libras (39.512.417.574,30 €), um aumento de 7% em relação aos gastos previstos em 2023 e de 20% em 2019. Estão previstas 39,5 milhões de visitas, mais 5% em relação aos 37,8 milhões esperados em 2023, mas 3% abaixo de 2019.
Os Estados Unidos continuam a liderar a recuperação do turismo, com gastos recordes dos visitantes americanos no Reino Unido em 2023, um aumento de 28% em relação a 2019, com base nos números mais recentes, mesmo quando ajustados pela inflação.
O VisitBritain espera que o mercado dos Estados Unidos valha £ 6,7 mil milhões (7.763.436.884,10€) em 2024, com os visitantes americanos a contribuir com quase £ 1 (1,16 €) em cada £ 5 (5,79€) de todos os gastos de entrada.
O ritmo de recuperação da Europa abrandou à medida que 2023 avançava, com as despesas, em termos reais, a permanecerem ligeiramente abaixo de 2019, com base nos dados mais recentes.
A China, o segundo mercado recetor mais valioso do Reino Unido em 2019, continuou a recuperar, com o número de visitantes a aumentar ao longo de 2023, embora a recuperação geral do Leste Asiático tenha sido relativamente mais lenta.
O VisitBritain espera que a China recupere um valor de £ 1,7 mil milhões (1.969.827.269,10€) em 2024 para ser o quarto mercado de entrada de visitantes mais valioso do Reino Unido.
A mesma entidade acredita que o turismo recetivo irá recuperar os níveis de número de visitas e de gastos para os níveis de 2019, no início de 2025.
Segundo Patricia Yates, CEO do VisitBritain, “os visitantes internacionais gastam dezenas de milhares de milhões de libras no Reino Unido com o dinheiro gerado para apoiar as economias e empregos locais, por isso tem sido ótimo ver o crescimento de dois dígitos nos gastos dos EUA, bem como a previsão de crescimento global para 2024”, acrescentando que no entanto, “assistimos a um abrandamento no ritmo geral de recuperação em comparação com o forte início observado no primeiro semestre de 2023 e enfrentamos uma concorrência feroz dos nossos vizinhos europeus. Para impulsionar os gastos para a Grã-Bretanha, as nossas campanhas internacionais continuarão focadas nos mercados que apresentam um forte crescimento, incluindo a Austrália e os EUA, e continuaremos a competir arduamente nos nossos principais mercados europeus e nos valiosos países do Conselho de Cooperação do Golfo”.