NEST debate potencial da digitalização e do turismo verde em Matosinhos
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2022/12/BOOST-LOGO.png)
Nos dias 12 e 13 de janeiro, Matosinhos recebe o BOOST, um evento organizado pelo NEST que vai juntar o setor do turismo e o ecossistema da inovação internacional para debater o potencial da digitalização e do turismo verde.
Iniciativa do Nest – Centro de Inovação do Turismo BOOST – Building Better Tourism, promete ser a maior discussão sobre inovação no setor alguma vez realizada em Portugal. Contando com o patrocínio da Mastercard, Vila Galé, Município de Matosinhos e Escola de Hotelaria e Turismo do Porto , o evento vai juntar entidades nacionais e internacionais de áreas como digitalização, mobilidade, conhecimento, entre outras, com o objetivo de olhar e debater o potencial do turismo através das lentes da transição verde e digital.
O evento integra palestras onde serão debatidos temas como a importância da transformação digital no turismo e os desafios de conciliar o crescimento contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A conferência irá também dar palco a startups que apresentem soluções tecnológicas aplicáveis ao turismo.
Ao todo, o BOOST vai contar com a intervenção de mais de 50 oradores. Entre eles vão contar-se a presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng; Alessandra Priante, diretora para a Europa da Organização Mundial do Turismo; a Industry Relations Manager, Travel, EMEA, da Google, Feria Kazemi; o Head of Tourism do Málaga Tourism Board, Jonathan Punzon; Itai Green, CEO e Founder do Innovate Israel; a CEO da Mastercard, Maria Antónia Saldanha; João Ricardo, board member da NOS; João Oliveira, Head of Business da Vision-box, e o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Turismo, Nuno Fazenda.
O programa do evento será totalmente dedicado à inovação. No primeiro dia, em formato de conferência, estarão em destaque as novas tecnologias e as grandes avenidas com potencial de crescimento e oportunidades para o setor, na construção de um turismo de três “Ss”: Seguro, Saudável e Sustentável.
No segundo dia o foco será o lançamento de um estudo sobre comportamentos do turista realizado pela Google e as tendências de turismo de 2023 pela Mastercard. Será ainda apresentado o BOOST Innovation, um novo programa de inovação internacional de scale up do NEST em colaboração com a Organização Mundial do Turismo, no qual inovadores de todo o mundo são chamados à ação para contribuir com soluções tecnológicas para os temas abordados na conferência.