Gaia e Portel têm as praias mais acessíveis de 2022

A praia de Salgueiros, no concelho de Vila Nova de Gaia, foi distinguida com o primeiro lugar no Prémio Praia + Acessível 2022. Seguiu-se-lhe a praia fluvial de Alqueva, em Portel, segundo divulgou o Turismo de Portugal.
Num comunicado conjunto do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Turismo de Portugal (TP) pode ler-se que para a atribuição deste prémio, relativo ao ano de 2022, foram analisadas 27 candidaturas.
A Praia dos Salgueiros, no concelho de Vila Nova de Gaia obteve o 1º lugar, por unanimidade do Júri Nacional, enquanto o segundo lugar coube à Praia fluvial do Alqueva (Portel).
Ambas foram apoiadas no âmbito da Linha de Apoio ao Turismo Acessível, no que diz respeito aos seus projetos de melhoria e implementação de condições de acessibilidade nestas duas zonas balneares, destacando-se a aposta feita na comunicação inclusiva dirigida às pessoas com limitações visuais.
O júri determinou ainda a atribuição de Menção Honrosa à Praia de Pedrógão – Centro, do Município de Leiria, pelo trabalho demonstrado na melhoria das condições de acessibilidade.
Instituído no âmbito do Programa Praia Acessível, o Prémio Praia + Acessível visa distinguir as praias nacionais, costeiras ou interiores, que, tendo sido galardoadas com a bandeira Praia Acessível durante a época balnear, evidenciem as melhores condições de acessibilidade, constituindo-se, desse modo, como práticas de referência nacional, pela qualidade do usufruto da sua oferta de serviços e bem-estar que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada.
Foto: Turismo de Portugal