Zanzibar inicia caminho para a sustentabilidade ambiental e social do turismo

Zanzibar, arquipélago para onde este verão o operador turístico Sonhando irá realizar uma operação charter à partida de Lisboa, está a dar os primeiros passos no sentido de fazer assentar a sua atividade turística nas premissas da sustentabilidade ambiental e social.
Para dar a conhecer ao mundo o seu compromisso com a sustentabilidade, o arquipélago de Zanzibar esteve presente na ITB Berlim onde apresentou a nova Declaração de Turismo Sustentável de Zanzibar com cinco áreas de compromisso para o seu primeiro ano de vigência: alimentos sustentáveis da terra e do mar; gestão sustentável de resíduos; espaço para a natureza e restauração de ecossistemas; apoio à cultura, conhecimento e experiência local; e redução das emissões de gases de efeito estufa em suas operações.
Lançada oficialmente em 9 de fevereiro, a declaração foi desenvolvida por uma equipe liderada pelo Ministério do Turismo e Património de Zanzibar por meio da Comissão de Turismo de Zanzibar, sendo um compromisso de colaboração ativa no sentido de alcançar um turismo que beneficie tanto o povo como o seu património natural e cultural.
A Declaração de Turismo Sustentável de Zanzibar é uma “declaração informal de intenções para que a indústria do turismo de Zanzibar dê passos reais em direção à sustentabilidade, apoiando as pessoas e o planeta, rumo à prosperidade. Reconhece os efeitos que o turismo está a ter no ambiente natural e cultural de Zanzibar e a responsabilidade coletiva que cada segmento da sociedade tem no processo de garantir que o turismo traga os benefícios culturais, económicos e ambientais desejados”, refere um comunicado da ITB.
Recorde-se que a operação charter da Sonhando para Zanzibar, destino que é novidade no mercado, tem voos à partida de Lisboa aos domingos, de 30 de julho a 10 de setembro, em avião da companhia aérea privada portuguesa Hi Fly, com capacidade para 291 passageiros, sendo 24 em classe executiva e 267 em económica. O operador está a vender o destino com preços desde 1.698€ por pessoa.
Foto: https://www.zamatours.net/