MSC Euribia faz primeira viagem da indústria de cruzeiros com zero emissões de gases com efeito estufa
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O mais recente navio da MSC Cruzeiros, o MSC Euribia, movido a gás natural liquefeito (LNG), realizou a primeira viagem da indústria com zero emissões de gases com efeito de estufa, quando partiu do estaleiro em Saint-Nazaire, França, rumo a Copenhaga, Dinamarca, para a Cerimónia de Nomeação.
Este, que é o 22.º navio a juntar-se à frota da MSC Cruzeiros, saiu do porto francês a 3 de junho, tendo chegado quatro dias depois a Copenhaga, demonstrando que os cruzeiros com zero emissões são possíveis aos dias de hoje.
Segundo Pierfrancesco Vago, executive chairman da Cruise Division do MSC Group, “esta primeira viagem com zero emissões do nosso navio emblemático mais recente, o MSC Euribia, constituiu mais um passo significativo na nossa viagem rumo à descarbonização e demonstra, acima de tudo, o prolongamento do nosso compromisso”.
A MSC Cruzeiros adquiriu 400 toneladas de bio-LNG para mostrar o seu compromisso com a implementação de combustíveis renováveis e medidas de transição energética para a viagem pioneira de zero emissões, tornando-se assim na primeira companhia de cruzeiros do setor a comprar bio-LNG como fonte de combustível com reduções significativas nas emissões do ciclo de vida.
“No entanto, não podemos fazer isso sozinhos. Dada a importância absoluta dos combustíveis alternativos para a nossa indústria (…) todos temos de trabalhar em conjunto para aumentar a sua disponibilidade em escala”
Pierfrancesco Vago, executive chairman da Cruise Division do MSC Group
“No entanto, não podemos fazer isso sozinhos. Dada a importância absoluta dos combustíveis alternativos para a nossa indústria, bem como para outros setores da sociedade civil para alcançar a descarbonização, todos temos de trabalhar em conjunto para aumentar a sua disponibilidade em escala”, sublinhou ainda Pierfrancesco Vago, acrescentando que “a nossa compra de bio-LNG enviará um sinal claro e significativo ao mercado de que existe procura das companhias de cruzeiro por combustíveis novos e mais limpos, mas precisamos que os governos, produtores e utilizadores finais colaborem e aumentem a disponibilidade destas fontes de energia vitais e tão necessárias”.
A navegação com zero emissões utilizará o bio-LNG através de um sistema de balanço de massa, o método mais eficiente do ponto de vista ambiental para proporcionar os benefícios do biogás renovável. Toda a cadeia de abastecimento estará em total conformidade com a Diretiva da União Europeia relativa às Energias Renováveis, vulgarmente conhecida como RED II, e cada lote individual do total de bio-LNG produzido foi certificado pela International Sustainability & Carbon Certification.
Também Michele Francioni, SVP, da MSC Cruises, referiu que “a primeira viagem do MSC Euribia foi um feito incrível e representa anos de compromisso e determinação. Provou que temos a capacidade de operar numa base de zero emissões de gases com efeito de estufa com a tecnologia de navios existente. Isto é apenas o começo. Estamos comprometidos nesta transição colocando em prática tudo o que podemos fazer para facilitá-la. Isso não pode ser feito sem que combustíveis alternativos como bio-LNG e-LNG, hidrogénio verde ou metanol verde sejam amplamente disponibilizados em escala para atingir plenamente a visão de atingir um futuro de cruzeiros com zero emissões.”
A MSC Cruzeiros foi apoiada pela empresa de energia nórdica Gasum nesta viagem com zero emissões de gases com efeito estufa, uma produtora líder de biogás e processadora de frações de resíduos biodegradáveis na região nórdica.
Tudo pensado ao pormenor
A velocidade e o itinerário da viagem inaugural do MSC Euribia foram concebidos especificamente para otimizar a configuração e as cargas dos motores para minimizar o consumo de combustível. Especialistas dedicados à eficiência energética, tanto da MSC Cruzeiros como do construtor do navio, Chantiers de l´Atlantique, estiveram a bordo da viagem com zero emissões para monitorizar e otimizar todos os aspetos desta viagem. O trabalho foi desenvolvido com o comandante do navio, Capitão Stefano Battineli, e o engenheiro-chefe do MSC Euribia, Pasquale Mastellone.
Os especialistas em eficiência energética da MSC Cruzeiros situados em Londres monitorizaram e otimizaram continuamente todos os sistemas a bordo para minimizar a procura de energia, identificaram oportunidades adicionais para melhorar a eficiência energética em tempo real, mantendo ao mesmo tempo um elevado conforto para todos os passageiros a bordo.
Isso incluiu uma série de medidas, desde a configuração dos motores até a velocidade das ventoinhas de ar condicionado individuais nos camarotes de passageiros, juntamente com o itinerário e a otimização da velocidade e do itinerário.
Todas as iniciativas combinadas pouparão energia para reduzir o consumo de combustível.
As novas construções da MSC Cruzeiros são navios com combustível flexível que podem acomodar uma variedade de combustíveis renováveis disponíveis hoje e esperadas no futuro. O uso de LNG fóssil já atinge uma redução de até 20% nas emissões de gases de efeito estufa, quando comparados com os combustíveis marítimos convencionais e praticamente elimina todas as emissões de óxidos de enxofre e partículas, ao mesmo tempo que reduz os óxidos de nitrogénio em 85%.