Mais de 160 agentes de viagens visitaram MSC Euribia na escala em Lisboa
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/01/Maiden-Call-MSC-Euribia-Lisboa.jpg)
O mais recente navio da MSC Cruzeiros, MSC Euribia esteve esta terça-feira, 23 de janeiro, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa. Mais de 160 agentes de viagens, elementos do governo, autoridades públicas e jornalistas assistiram a bordo ao Evento de Escala Inaugural.
Depois de ter passado, a 18 de janeiro pelo Porto do Funchal, foi a vez da capital portuguesa receber, este que é o mais novo navio da MSC Cruzeiros e o primeiro a completar uma viagem com zero emissões de gases estufa, durante a sua viagem inaugural, entre Saint-Nazaire (França) e Copenhaga, na Dinamarca, beneficiando das reduções de emissões permitidas pelo bio-LNG e pela aplicação de abordagem de balanço de massa.
O navio, que recebeu o nome da antiga deusa Eurybia – que aproveitou os ventos, o clima e as constelações para dominar os mares – chegou a Lisboa em dia de nevoeiro, abrindo portas a agentes de viagens e restantes convidados ávidos de conhecer o seu interior, que se estende pelos 19 decks, 43 metros de largura, 2.419 camarotes e 35.000 metros quadrados de área pública.
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/01/eduardo-cabrita-msc.jpg)
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/01/pedro-vasco.jpg)
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/01/msc-euribia-7.jpg)
A receber os ilustres convidados, que foram encaminhados para o Carousel Lounge, onde se realizou a habitual troca de Placas Comemorativas entre o Comandante do navio, Pietro Sinisi e autoridades públicas, estiveram também Linden Coppell (Corporate vice-president Sustainability and ESG da MSC Cruises), Nikos Mertzanidis (CLIA Europe Director Government Affairs, Ports and Destinations), Eduardo Cabrita (diretor-geral MSC Cruzeiros e Acting Chairman CLIA em Portugal) e Pedro Miguel Vasco (diretor de Vendas MSC Cruises Portugal), tendo este último relembrado os agentes de viagens presentes que “este é um momento bom para as vendas, pois há uma semana foi lançada a campanha promocional da companhia em vários meios de comunicação”.
O mesmo responsável recordou ainda que a companhia de cruzeiros tem navios posicionados em todos os cantos do globo, mas no verão o destaque recai sobre o Mediterrâneo, relembrando que este ano, pela primeira vez terão 19 embarques e desembarques de Lisboa, entre abril e outubro, sublinhando ainda os itinerários disponíveis do MSC Euribia.
Já Eduardo Cabrita, frisou o facto do MSC Euribia ser “o navio mais inovativo do grupo, com capacidade de transportar 6.500 passageiros e o segundo movido a LNG, depois do MSC World Europa”.
Pela primeira vez, o MSC Euribia apresenta uma nova silhueta com um cresco personalizado exclusivo intitulado #SavetheSea, pintado no seu exterior que celebra a dedicação contínua da MSC Cruzeiros ao mar e o compromisso de alcançar zero emissões até 2050. Para isso foi aberto um concurso, em que, segundo Eduardo Cabrita, “participaram 59 países, entre os quais Portugal, para fazerem esta pintura”.
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/01/Linden-Coppell.jpg)
Para falar sobre sustentabilidade esteve Linden Coppell, que através de vários slides demonstrou todas as atividades em que a companhia de cruzeiros está envolvida neste capítulo. Desde o número de pessoas contratadas, que em 2023 rondou as 41 mil, provenientes de 125 países, até à importância de “criar a nossa própria água, para que quando cheguemos aos portos não seja necessário utilizar a água destes países, que por si só já se debatem com poucos recursos hídricos”, passando pela capacidade de reciclarem o lixo gerado a bordo, que em 2022 foi de 26%, até à eficiência energética dos navios MSC World Europa e MSC Euribia que são “54% mais eficientes”.
O que proporciona o MSC Euribia aos passageiros
Após as breves apresentações, os convidados foram divididos em vários grupos e seguiram para uma pequena visita ao navio, cuja lotação estava completa e por isso não nos foi possível visitar nenhum dos camarotes. Ainda assim, deixamos aqui alguns dos destaques do MSC Euribia, o 5.º da Classe Meraviglia e o 22.º navio da MSC Cruzeiros, que a 8 de junho de 2023 foi inaugurado.
Logo a começar pelo espaço onde fomos recebido, o Carousel Lounge, que fica na popa do navio, foi reinventado com um novo layout, oferecendo vistas panorâmicas sobre o oceano, permitindo aos passageiros relaxar durante o dia ou participar numa série de atividades de lazer, bem como desfrutar de uma variedade de música ao vivo todas as noites, incluindo a Big Band at Sea.
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/01/msc-euribia-3.jpg)
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/01/msc-euribia-4.jpg)
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/01/msc-euribia5.jpg)
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/01/msc-euribia6.jpg)
De realçar a área infantil, com 700 metros quadrados de espaço interior inteiramente dedicado às crianças e adolescentes com sete salas, que inclui o novo MSC Foundation Lab.
No que diz respeito à oferta gastronómica não há nada de monotonia, pois são 10 os restaurantes disponíveis, cinco deles de especialidades, como o Le Grill, o bistrô francês e steakhouse e o Kaito Sushi & Robatayaki, um dos pilares da MSC Cruzeiros que apresenta um Robatayaki pela primeira vez. Existem ainda 21 bares e lounges com cinco áreas exteriores e 16 interiores.
Um conjunto de cinco piscinas e o Ocean Cay Aquapark, um dos maiores e mais elaborados parques aquáticos no mar, com três escorregas aquáticos e ainda o Delphi Theatre, com 945 lugares, com um programa completo de sete dias de espetáculos de grandes produções ou simplesmente explorar e ligar-se à Galleria Euribia, a maior cúpula LED no mar, com uma variedade de lojas, restaurantes e entretenimento são apenas algumas das sugestões deste gigante dos mares.