Óbidos tem nova identidade visual

Apresentada no dia 15 de Janeiro, a nova identidade visual de Óbidos inspira-se na anterior, mantendo a lógica de centralidade, agora com um desenho mais contemporâneo, mais aplicável em todo o tipo de meios e suportes e com um carácter mais distintivo.
“Com esta nova marca, o município de Óbidos pretende dispor de um instrumento que facilite a comunicação com os munícipes, que melhore a sua identificação com os muitos eventos que decorrem em Óbidos e que possa ser usado pelos agentes económicos na promoção dos seus negócios e produtos, distinguindo-os e certificando a sua origem”, lê-se na informação divulgada pela autarquia.
Segundo a equipa criativa responsável pelo projeto, da agência SKA – Branding Development, a nova marca procura abrir a sua narrativa a todas as dimensões do concelho. A cor cobre, que agora “pinta” a comunicação de Óbidos, espelha o pôr-de-sol na Lagoa de Óbidos, nas folhas de Outono da vinha, nas paredes e pilares de alguns dos mais modernos edifícios do concelho e nos telhados das casas mais antigas.
Filipe Daniel, presidente da Câmara de Óbidos, afirma que “este é apenas um dos passos que temos vindo a dar em matéria de comunicação”. Esclarecendo que os custos desta operação são contidos e demorará algum tempo até que a nova marca esteja totalmente implementada, afirmou: “Gostava que amanhã acordássemos e todos os suportes estivessem com a nova marca. Mas não será assim por uma razão: trata-se de dinheiros públicos que respeitamos, pelo que a implementação será faseada e numa lógica de reposição
A nova marca representou um investimento de 50 mil euros para criar “um novo logótipo com uma nova cor e associado às várias vertentes do território, mas também, uma nova estratégia do ponto de vista da comunicação”, explicou.
Para o presidente da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, Óbidos “reúne condições para ser um motor do turismo regional” e a nova imagem agora apresentada significa “mais um passo no caminho certo daquela que já é uma marca âncora da região” por conseguir fomentar a atividade turística ao longo de todo o ano.
Foto: ©Câmara Municipal de Óbidos