Madeira, Canárias e Cabo Verde aliam-se para potenciar o turismo de cruzeiros nas Ilhas Atlânticas
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A Gare Marítima da Madeira, no Funchal, foi o local escolhido para acolher na sexta-feira, 27 de outubro, a assinatura da ata da fundação da Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia, constituída pelos arquipélagos da Madeira, Canárias e Cabo Verde. A nova entidade visa o desenvolvimento e a promoção do turismo de cruzeiros nas ilhas atlânticas.
Paula Cabaço, presidente da APRAM – Administração dos Portos da Madeira, Pedro Suaréz, da Autoridad Portuaria de Tenerife, Beatriz Calzada, da Autoridad Portuaria de Las Palmas, e Ireneu Camacho, presidente do conselho de administração da ENAPOR – Portos de Cabo Verde estiveram presentes na cerimónia, em que Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira sublinhou “ser fundamental que os portos turísticos das ilhas das Macaronésia trabalhem em conjunto, de modo a fazer frente à concorrência”, dando como exemplo dessa concorrência o porto de Lisboa.
A Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia decorre da marca “Cruise in the Atlantic Islands”, criada em 1994 pelas autoridades da Madeira e de Canárias, e visa, agora com Cabo Verde como parceiro, potenciar o turismo de cruzeiros na região através de uma “redefinição estratégica e nova dinâmica comercial, atendendo às novas tendências, políticas de ‘marketing’ e promoção do destino”.
Miguel Albuquerque apontou ainda “a necessidade de se trabalhar, em cooperação, de modo que os percursos de cruzeiro nesta área do mundo sejam cada vez mais conhecidos e atrativos e os portos turísticos sejam igualmente cada vez mais atrativos, mas também cada vez mais eficientes do ponto de vista energético e ambiental e mais interativos”.
O governante ressalvou não ser apenas nos portos e nos cruzeiros que pretende a cooperação entre as ilhas e não só entre as ilhas da Macaronésia. Quer “uma cooperação alargada entre todas as ilhas europeias, sobretudo as ilhas ultraperiféricas, associadas a Cabo Verde. De modo que possam continuar a fazer um lóbi positivo no contexto europeu. É fundamental continuarmos a trabalhar no sentido de reivindicarmos a continuação de uma política de coesão efetiva que permite aos cidadãos residentes nas ilhas ter os mesmos direitos, as mesmas garantias e a mesma qualidade de vida”, lembrando que as regiões ultraperiféricas da União Europeia representam cerca de 6 milhões de habitantes e contribuem para lhe conferir uma “grande dimensão geopolítica”.
Entre as várias vertentes, a Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia está focada na promoção, investigação e formação ao nível portuário e marítimo e no desenvolvimento de iniciativas comerciais, sociais e culturais impulsionadoras do destino turístico de cruzeiros e da sustentabilidade e boas práticas dos portos.
“A colaboração entre a Madeira, as Canárias e Cabo Verde não é de agora, e o trabalho feito ao longo dos últimos anos mostrou-nos que sabemos trabalhar em conjunto e que quando o fazemos todos ganhamos. Contudo, também revelou a necessidade de aprofundarmos a nossa ligação. Com esta associação e através da marca Cruise Atlantic Islands pretendemos reforçar o posicionamento dos nossos portos no corredor do atlântico com vista a alcançar novos mercados, assim como a promoção do itinerário já existente. Queremos promover ainda mais as Ilhas Atlânticas e a região da Macaronésia como destino de cruzeiros, único e autêntico”, afirma Paula Cabaço, presidente da APRAM.
“Além disso, esta nova entidade jurídica vai permitir captar fontes de financiamento comunitário para o desenvolvimento de projetos conjuntos entre os três arquipélagos”, conclui a responsável dos Portos da Madeira.
Recorde-se que segundo dados oficiais, a rota das ilhas atlânticas movimenta aproximadamente três milhões de passageiros por ano, sendo que a Madeira contabilizou em 2022 cerca de 500 mil.