OMT nomeia Melhores Aldeias Turísticas 2022, uma é portuguesa
A Organização Mundial de Turismo acaba de nomear as Melhores Aldeias Turísticas 2022. Entre os 32 destinos de todo o mundo nomeados está Portugal, com a aldeia de Castelo Novo, no Fundão.
Este prémio reconhece os destinos rurais que estão a adotar o turismo como motor de desenvolvimento e de novas oportunidades de emprego e rentabilidade, preservando e promovendo valores e produtos locais.
Este ano, que agora chega ao fim, contou com um total de 136 destinos apresentados por 57 Estados-membros da OMT e destes apenas 32 foram reconhecidos como Melhores Aldeias Turísticas da OMT, tendo sido avaliadas por um Conselho Consultivo independente com base em critérios como: Recursos culturais e naturais; Promoção e conservação dos recursos culturais; Sustentabilidade económica; Sustentabilidade social; Sustentabilidade ambiental; Desenvolvimento do Turismo e integração da cadeia de valor; Governança e priorização do Turismo; Infraestrutura e conetividade; Saúde, segurança e proteção.
Entretanto, outras 20 aldeias entrarão no Programa de Atualização, entre elas a aldeia portuguesa Ferraria de São João, na freguesia de Cumeeira, concelho de Penela. Todas as 52 aldeias também farão parte da Rede Global de Melhores Aldeias de Turismo da OMT, criada em 2021, que a partir desta data reúne 115 aldeias dos cinco continentes. A Rede oferece uma série de benefícios, incluindo formação presencial e online, partilha de boas práticas e reconhecimento internacional da marca.
“As Melhores Aldeias de Turismo da OMT mostram o poder do setor turístico para impulsionar a diversidade económica e criar oportunidades para todos fora das grandes cidades”, sublinha Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em Al-Ula, na Arábia Saudita, nos dias 27 e 28 de fevereiro. Uma data que coincide com a primeira reunião presencial da Rede Global de Melhores Aldeias de Turismo da OMT.
Foto: Turismo de Portugal