Coimbra já tem estratégia para se afirmar como destino turístico atrativo e inovador
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Transformar Coimbra num destino turístico inovador e atrativo, no contexto nacional e internacional, é o objetivo da Estratégia para o Turismo de Coimbra para os próximos três anos, apresentada dia 27 de setembro, pela Câmara Municipal. A nova estratégia assenta em cerca de 70 ações e atividades.
Apresentada no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, a nova estratégia tem por base o Plano de Ação Turística, que traça as orientações estratégicas para o desenvolvimento turístico da cidade nos próximos três anos e propõe, entre outras medidas, a criação de um Coimbra Card, de um Museu da História da Cidade, de um espaço de criação artística, o reforço da sinalética turística e da rede WiFi, e a criação e afirmação da marca Coimbra.
O documento, que segundo o município “marca o ponto de viragem no Turismo de Coimbra”, traça objetivos estratégicos para afirmar o município como destino turístico atrativo e inovador, no contexto nacional e internacional.
O plano está assente em cerca de 70 ações e atividades organizadas de acordo com cinco eixos estratégicos, designadamente, “Coimbra e Património”, “Coimbra e Eventos”, “Comunicação e Promoção”, “Capacitação” e “Inovação”. A proposta de implementação destas ações assenta em três âmbitos: as que estão já em desenvolvimento pela Divisão de Turismo, aquelas cuja implementação está a ser preparada e que serão lideradas pela Divisão de Turismo e as que necessitam de apoio e articulação com os agentes económicos e turísticos de Coimbra, bem como outras entidades.
São indicadas diversas ações para cada eixo estratégico no Plano de Ação Turístico para o triénio 2023-2025. No eixo “Coimbra e Património”, é proposta a criação de um cartão único de visitante – Coimbra Card – que agregue a oferta turística da cidade (entrada em museus, espaços culturais e experiência de fado de Coimbra, entre outras). É também proposta a criação de um Museu da História da Cidade, com recurso à interatividade digital.
No eixo “Coimbra e Eventos”, propõe-se a criação de um espaço de experimentação cultural/musical/artística para novos talentos e integração dos mesmos na agenda cultural da cidade, sendo também proposta a aproximação a promotoras nacionais e internacionais para a realização de eventos desportivos, concertos ou outros espetáculos culturais.
Ao nível do eixo “Comunicação e Promoção”, o estudo aponta a necessidade da criação da marca Coimbra e o reforço da sinalética com informação turística, assim como a colaboração com influenciadores digitais para promoção do território.
No quarto eixo, “Capacitação” é proposta a criação de programas de voluntariado jovem na época do verão, onde os participantes colecionam horas de trabalho para poderem depois trocá-las por vantagens em eventos ou entradas em espaços.
Por último, no eixo “Inovação”, o estudo aponta, nomeadamente, para o reforço da qualidade e da cobertura de rede WiFi gratuita da cidade e para a candidatura de Coimbra a European Capital of Smart Tourism – União Europeia.
O estudo aponta como pontos fortes de Coimbra a diversidade e a riqueza do património material e imaterial, classificado pela UNESCO, um ecossistema empreendedor altamente competitivo e ativo e infraestruturas diversificadas para eventos culturais, de entretenimento e desportivos.
Já os pontos fracos apontados residem nas dificuldades de criação de novos itinerários e pacotes turísticos, o baixo nível de inovação na experiência turística e a sinalização e informação turística no contexto urbano.
As principais conclusões do Plano de Ação Turístico, para o triénio 2023-2025, tinham sido já apresentadas na reunião de Câmara do passado dia 4 de setembro. Por outro lado, a estratégia também já foi apresentada e debatida com agentes turísticos, no passado dia 14 de setembro, em reuniões que decorreram na Casa Municipal da Cultura. As sessões foram presididas e dinamizadas pelo vice-presidente da CM de Coimbra, Francisco Veiga, e pela consultora externa Ana Moita Francisco que apoia a Divisão de Turismo, tendo estado presentes agentes turísticos da área do alojamento, animação turística e agências de viagens e turismo.
Refira-se que a Estratégia para o Turismo de Coimbra foi desenvolvida pela Divisão de Turismo da CM de Coimbra, em colaboração com uma empresa de consultoria especializada.
Foto: Câmara Municipal de Coimbra (site)