Promoção turística deve focar-se em mercados de maior valor e menos sazonais
Na primeira reunião com o CEPT, o Governo defendeu que a promoção turística externa deve dirigir-se a mercados de maior valor, a setores menos sazonais e garantir um turismo sustentável, apresentando “produtos diferenciados para segmentos mais exigentes”.
O ministro da Economia, Pedro Reis, e o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, reuniram-se no início desta semana com os principais parceiros do Turismo, incluindo entidades e agências regionais de promoção turística, para definir a estratégia do setor.
Naquela que foi a primeira reunião do Governo com o Conselho Estratégico de Promoção Turística, Pedro Reis apontou a clara importância estratégica do setor para a economia portuguesa, realçando que “o Turismo faz parte da nossa identidade”, lê-se numa nota divulgada pelo Ministério da Economia.
No comunicado, o executivo realçou que nesta reunião “ficou expressa a intenção de que a promoção externa para os próximos anos fomente a oferta comercial de produtos diferenciados para segmentos mais exigentes”, apontando o turismo de cultura, de arquitetura, bem como de gastronomia e vinhos.
O mesmo comunicado salienta que ficou definida que uma das prioridades estratégicas a seguir nos próximos anos será “investir em mercados que permitam um maior crescimento do valor e de redução da sazonalidade”, com particular incidência nos mercados dos “Estados Unidos, Canadá, China, Coreia do Sul e Turquia.”
Anota do Governo indica ainda que as “entidades representativas do setor reportaram a boa recuperação da atividade após a pandemia e apontaram para um ano de 2024”, já acima dos melhores números de 2019 em todas as regiões do país.