Azores Airlines: Candidatos à privatização contestaram relatório preliminar do júri
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Os dois consórcios candidatos à privatização da Azores Airlines, concretamente Newtour/MS Aviation (agrupamento proposto pelo júri para a alienação da companhia) e Atlantic Consortium (candidato que o júri excluiu), apresentaram contestações ao relatório preliminar apresentado pelo júri, entregue no passado dia 20 de outubro.
Os concorrentes tinham 10 dias úteis para reagirem ao relatório, o prazo terminava à meia-noite de segunda-feira e, segundo foi noticiado pela Antena 1 Açores, ambos os candidatos apresentaram contestações ao relatório, uma informação que a estação açoriana confirmou junto do presidente do júri, Augusto Mateus.
Como o Turisver noticiou, o júri decidiu excluir a proposta do Atlantic Consortium, formado pela Vesuvius Wings, White Airways, Old North Ventures, Consolidador.com e pela euroAtlantic Airways, e liderado por Luís Nunes, por não cumprir as “condições materiais” a que o concurso obriga.
Já a proposta do agrupamento New Tour Azores, S.A. (Grupo Newtour e MS Aviation GMBH), lierado por Tiago Raiano, seguiu em frente, com o júri a propor este consórcio para a alienação do capital da Azores Airlines. Ainda assim, esta proposta teve uma avaliação de 46,69 pontos, num total de 100 pontos possíveis, obtendo uma classificação de “suficiente”.
Terá sido esta avaliação que levou a New Tour Azores, S.A. a contestar o relatório. Em declarações à Antena 1 Açores, Tiago Raiano já tinha avançado que o agrupamento que lidera iria tomar uma posição: “Formalmente, nós vamos tomar uma posição sobre o relatório do júri” uma vez que “na perspetiva do consórcio, a classificação, apesar de ser satisfatória, não nos satisfaz”, disse então à Antena 1 Açores, avançando que o agrupamento estava a trabalhar sobre “cada um dos pontos onde o júri entendeu que a nossa proposta não estava nos parâmetros”.
De sublinar que a avaliação final das propostas candidata à privatização da maioria do capital da Azores Airlines / SATA Internacional será anunciada ainda este mês.
Lançado em março deste ano, o concurso público internacional para a privatização da companhia visa a alienação de ações representativas de, no mínimo, 51% e, no máximo, 85% do capital social da SATA Internacional-Azores Airlines, S.A.
A New Tour Azores, S.A., consórcio composto pelo Grupo Newtour, proprietário dos operadores turísticos Soltrópico, Egotravel e Turangra e da Bestravel, entre outros, e pela MS Aviation e a Atlantic Consortium, que integra as companhias aéreas portuguesas euroAtlantic airways e White Airways, a Consolidador.com e as empresas Vesuvius Wings e Old North Ventures, foram os dois únicos concorrentes.
As propostas foram abertas no dia 31 de julho mas, porque ambos os candidatos apresentavam o mesmo valor por ação (6,50€) as propostas tiveram que ser melhoradas, tendo depois sido oferecidos 6,60€ (Newtour/MS Aviation) e 7,026€ por ação (Atlantic Consortium).
No relatório preliminar entregue no dia 20 de outubro, o júri do concurso público, liderado por Augusto Mateus, propôs “unanimemente” a seleção do agrupamento Newtour / MS Aviation para alienação da companhia, tendo excluído a proposta apresentada pelo Atlantic Consortium.