Rent-a-car vai poder usar carros com mais de cinco anos nos Açores
A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou um regime transitório que vai permitir às empresas de rent-a-car a utilização de veículos com mais de cinco anos, até dezembro de 2024.
“[Com a pandemia de covid-19] as empresas viram-se obrigadas a desfazer-se de grande parte da sua frota, procurando minimizar os custos. Com a atual retoma e o problema da disrupção das cadeias de distribuição e abastecimento, estão a encontrar muitas dificuldades em repor a frota”, justificou a secretária Regional do Turismo, Berta Cabral.
A governante explicou que se pretende implementar “um regime transitório” que permita a utilização de veículos com mais de cinco anos no rent-a-car “por um período de um ano, prorrogável por mais um”, ao contrário do que está previsto na legislação atual.
Berta Cabral revelou que se prevê que a medida abranja 800 viaturas das 161 empresas de ‘rent-a-car’ da região.
Recorde-se que no passado dia 7, a ARAC – associação representativa do setor -, divulgou um comunicado em que alertava para a falta de veículos para venda no mercado, situação que está a penalizar o setor do aluguer de automóveis. Afirmando que “no momento, a oferta de veículos de rent-a-car é já inferior à procura” a ARAC fazia notar que os Açores são uma das regiões mais afetadas pela falta de veículos, a par da Madeira.