AirHelp Score 2023: TAP sobe dois lugares no ranking
Das 83 companhias aéreas estudadas pela AirHelp, maior organização internacional de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, a TAP subiu dois lugares no ranking anual AirHelp Score 2023, estando na 31.ª posição, enquanto a Qatar Airways lidera a tabela, seguida da Eurowings e da LOT Polish Airlines.
Em contínuo contraciclo com as notícias mais recentes, a companhia aérea portuguesa TAP continua a apresentar uma subida no ranking. Apesar de ter piorado a sua pontuação na pontualidade (5,70), melhorou nas outras duas áreas – qualidade do serviço (7,90) e gestão de reclamações (7,80), quando comparado com 2022.
Pela primeira vez, o AirHelp Score analisou também a performance da SATA Azores Airlines, que entrou diretamente para a 76ª posição com uma pontuação global de 5,71 (pontualidade: 6,90; qualidade do serviço: 7,70; e gestão de reclamações: 2,25).
A classificação AirHelp Score, que existe desde 2015, baseia-se em dados de companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo e é considerada a mais abrangente e precisa da área. Nesta classificação, a AirHelp avalia a excelência do serviço, a pontualidade, o processamento de reclamações e a qualidade das instalações de restauração e de lojas do aeroporto.
Segundo Pedro Miguel Madaleno, advogado especialista em direitos dos passageiros aéreos e que representa a organização em Portugal, “para criar este ranking, a AirHelp utiliza as melhores fontes de dados, incluindo a sua base de dados de estatísticas de voo, que é uma das maiores e mais completas do mundo com dezenas de milhares de avaliações de clientes, e a sua própria experiência, que a levou a ajudar mais de 15 milhões de passageiros, em todo o mundo, a processar compensações após uma irregularidade num voo”.
A Qatar Airways é novamente eleita como a melhor companhia aérea do mundo, segundo o ranking da AirHelp. Esta companhia mantém a sua posição desde 2018 e alcançou, este ano, uma pontuação global de 8,38: 8,80 na consideração do cliente; 8,00 no tratamento de reclamações e 8,40 na pontualidade. Em segundo lugar está a Eurowings, que obteve 8,27 pontos no total. A companhia aérea polaca LOT Polish está em terceiro lugar, com uma pontuação de 8,11. As três companhias aéreas têm-se distinguido devido ao processamento consistente e eficaz das reclamações dos passageiros, à elevada pontualidade e à elevada classificação dos clientes.
Na edição de 2023, com exceção da Qatar Airways – que mantém a sua posição de topo há largos anos – há mudanças significativas no topo da classificação em comparação com a última classificação em 2022. A LOT Polish Airlines, a All Nippon Airways e a Widerøe Airlines entraram no top10, deixando para trás companhias aéreas como a Qantas (3.ª posição em 2022), a LATAM Airlines (5.ª posição em 2022) e a Japan Airlines (9.ª posição em 2022).
A companhia aérea norueguesa Widerøe entra na pontuação da AirHelp pela primeira vez, ocupando diretamente a nona posição. A Eurowings, que ocupava o sexto lugar em 2022, subiu para o segundo lugar este ano, graças a uma melhoria considerável da pontualidade dos seus voos.
Imagem: TAP