Menos impostos e ‘mais SET’: Os votos do Presidente da AHETA para 2024
Redução de impostos e uma Secretaria de Estado apenas para o Turismo, são duas das “prendas” que o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve gostava de ter no “sapatinho” e ver realizadas no próximo ano.
O presidente da AHETA. Hélder Martins, falava no webinar de lançamento da 17.ª edição da revista anual de tendências do turismo do IPD, realizado na semana passada e, questionado sobre quais os temas que, na sua opinião, deverão marcar a agenda no próximo ano , apontou a redução da burocracia, das taxas e taxinhas e dos impostos para as empresas e famílias, e ainda o reforço do da força do próximo secretário de Estado do Turismo.
“Esperava que em 2024 houvesse um aumento da força política do secretário de Estado do Turismo. Não sou daqueles que defendem que tem que haver um ministro do Turismo – se houver, tanto melhor, mas nós tínhamos um secretário de Estrado do Turismo e passámos a ter um secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, o que quer dizer que ele teve de dividir a sua atividade com outras duas áreas e deixou de estar a 100% connosco”.
Por outro lado, afirmou, “o que eu gostava de ter como “prenda no sapatinho” era que o novo governo decidisse uma redução de impostos para as empresas e para as famílias, sendo que da parte das empresas não tenho dúvida que uma parte dessa redução seria canalizada para reforço das condições dos nossos funcionários”.