Revive Natureza: Turismo Fundos lança mais 10 concursos de Estações Ferroviárias
O TF Turismo Fundos – SGOIC, SA lançou esta terça-feira, 24 de maio, em Valença, no âmbito do Fundo Revive Natureza, dez novos concursos para a atribuição dos direitos de exploração sobre imóveis do Domínio Público Ferroviário. Em causa estão dez estações no distrito de Bragança e duas outras no distrito de Viana do Castelo.
As 12 antigas estações ferroviárias serão objeto de requalificação e valorização, promovendo o desenvolvimento regional e local, através de novas utilizações para fins turísticos, ficando sujeitas a várias regras de utilização e de gestão em rede, como o uso da marca Revive Natureza, o consumo de produtos locais, a sustentabilidade ambiental e a valorização do território. E os interessados poderão apresentar as suas candidaturas até dia 21 de setembro de 2022.
Inseridas no distrito de Bragança estão a Estação Freixo de Espada à Cinta, concelho de Freixo de Espada à Cinta; Estação de Bruçó, Estação de Vilar do Rei, Estação de Mogadouro, Estação de Variz, Estação de Urrós, todas no concelho de Mogadouro; Estação de Moncorvo, Estação do Carvalhal, Estação de Felgar e Estação de Fonte do Prado, no concelho de Torre de Moncorvo.
Enquanto no distrito de Viana do Castelo, nos concelhos de Valença e Monção estão a Estação de Ganfei e a Estação de Senhora da Cabeça.
“Com estes dez novos concursos, hoje apresentados em Valença, a Turismo Fundos já lançou, no âmbito do Fundo Revive Natureza, um total de 55 concursos, dos quais 39 respeitantes, essencialmente, a antigos postos fiscais e casas de guardas-florestais e 16 relativos a estações de caminho de ferro desativadas, revelando, assim, que este Fundo tem promovido a sua atividade de forma consistente, em resultado do interesse manifestado pelos privados”, sublinhou a secretária de Estado do Turismo, do Comércio e Serviços, Rita Marques.