Carnival Corporation cumpre objetivos ambientais antes do previsto, diz relatório
A Carnival Corporation & plc, a maior empresa de cruzeiros do mundo, divulgou recentemente o seu 14º Relatório Anual de Sustentabilidade, que dá conta que a mesma atingiu vários objetivos ambientais para 2030 muito antes do previsto.
O relatório, intitulado “Sustainable from Ship to Shore” refere que a empresa está adiantada em relação a outros objectivos-chave, como a redução da intensidade de gases com efeito estufa.
“Graças aos nossos 160.000 colegas extraordinários, que trabalham todos os dias com paixão e dedicação, 2023 foi um ano de conquistas significativas em toda a linha. Alcançámos um desempenho financeiro recorde, recebemos três novos impressionantes navios, expandimos a nossa presença global para mais de 800 incríveis destinos e comunidades e proporcionámos momentos de felicidade inesquecíveis a 12,5 milhões de hóspedes, oferecendo-lhes férias de cruzeiro extraordinárias”, adianta Josh Weinstein, CEO e Chief Climate Officer da Carnival Corporation, acrescentando: “Também demonstrámos o nosso compromisso contínuo em liderar o caminho para tornar os cruzeiros mais sustentáveis, marcado por um progresso surpreendente no sentido de alcançar – e em muitos casos, ultrapassar – os nossos objetivos vitais de desempenho ambiental para 2030. Uma vez que estamos a avançar tão ativamente em todos os nossos objetivos de sustentabilidade para 2030, estamos a avaliar novos objetivos intermédios na procura de zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050.”
Entre os destaques do relatório 2023 da empresa estão a Intensidade de Gases com Efeito de Estufa, tendo a companhia se comprometido formalmente a reduzi-la em pelo menos 20% até 2026 (em relação aos níveis de 2019; medidos numa base de capacidade inferior). A empresa espera que estes resultados a coloquem à frente do calendário de redução da intensidade de carbono da Organização Marítima Internacional (OMI) para 2030.
A eletricidade em porto, tendo a empresa ultrapassado o seu objetivo para 2030 em 2023, sete anos antes do previsto, e lidera agora o setor com 64% da sua frota com capacidade de ligação a terra, o que significa que tem o dobro dos navios com capacidade de ligação a terra do que portos equipados para fornecer eletricidade a partir de terra.
De destacar ainda uma redução de 68% nas emissões absolutas de partículas (em relação à linha de base de 2015). A empresa continuou a acelerar muito para além do seu objetivo para 2030 de reduzir as emissões de partículas em 50%.
A redução do desperdício alimentar e da utilização dos plásticos e produtos descartáveis fazem também parte dos objetivos atingidos.
O Relatório de Sustentabilidade 2023 da Carnival Corporation foi preparado de acordo com a Universal Standard 2021, da Global Reporting Initiative (GRI), e incorpora a terceira divulgação anual da empresa em linha com o Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD).