Agência de viagens ‘Cidadetur’ burla clientes em meio milhão de euros
A Cidadetur Viagens e Turismo, com sede no Porto, terá cancelado centenas de viagens já pagas pelos clientes que agora não conseguem sequer contactar com os responsáveis da agência. A notícia foi avançada esta quinta feira pela CNN mas entretanto o Turisver conseguiu já saber que a agência está “cortada” em muitos fornecedores e catalogada de “má pagadora”.
Segundo avançou a CNN, as férias eram reservadas e pagas pelos clientes, sendo depois canceladas, “muitas vezes sem qualquer aviso prévio” e, mesmo quando este existiu os clientes não foram ressarcidos e, segundo foi afirmado por alguns dos clientes lesados, não conseguem contactar a agência nem a sua proprietária, que não atende telefones nem responde a emails.
Ainda de acordo com a CNN, a burla poderá já “ter rendido cerca de 500 mil euros”, isto em viagens totalmente pagas e em viagens sinalizadas.
As viagens em causa são para os mais diversos destinos já que, como se constata através da visita ao site da agência, as propostas são muitas e a preços bastante aliciantes. É o caso, por exemplo, das Maldivas, com preços a partir de 1.990€ em Tudo Incluído, para uma semana em maio de 2023, em hotel de 4*, ou do México, em outubro, desde 714€, em hotel de 5* também em Tudo Incluído.
Registada no RNAVT com o nº 7597, a Cidadetur Viagens e Turismo, que como o Turisver confirmou, não é associada da APAVT, é propriedade de Maria Antonieta Moreira Magalhães Cidade Machado, conhecida no setor das viagens como Antonieta Cidade, segundo o Turisver conseguiu saber junto de fontes do trade. Está sediada no Porto, concretamente na Praça Mouzinho de Albuquerque, nº 113 -5º andar (telefone:226065555; Telm. 937900302). De referir também que a agência recebeu apoios do programa Portugal 2020 através do Norte 2020 (Programa Operacional Regional do Norte).
Fontes do trade afirmaram ao Turisver não ser esta a primeira vez que há problemas com esta e outras agências de viagens ligadas a Antonieta Cidade, como foi o caso da ‘Unique Dream Destinations’, empresa dissolvida e liquidada em Janeiro de 2021 e sobre a qual se podem ainda encontrar reclamações no Portal da Queixa. Tanto assim é que alguns fornecedores, nomeadamente operadores turísticos já a terão “cortado”, ou seja, já não lhe vendem produto, segundo conseguimos apurar. Uma das razões que nos foi apontada foi a de que a agência já é conhecida por ser “má pagadora”.
O Turisver constatou também que no Portal da Queixa (ver aqui) constam já dezenas de reclamações sobre esta agência, nomeadamente desde o início de agosto, com a razão a ser quase sempre a mesma: viagens pagas na totalidade que depois são canceladas. Mas há também quem se queixe de ter dado um sinal avultado e de dias antes da viagens saber, pela agência, que esta não tinha sido marcada – mas da restituição do sinal, continuam à espera.
Conseguir credibilidade no mercado é tarefa difícil, perdê-la é num momento. As agências de viagens conseguiram reforçar a sua credibilidade junto dos consumidores durante a pandemia, pelo que fizeram para assegurar o regresso dos seus clientes e por não terem deixado ninguém sem ser ressarcido. Atuações como a da agência Cidadetur põem em causa o trabalho que tem sido feito, com grande esforço, por todo um setor e colocam dúvidas nos consumidores.