Governo dos Açores formaliza financiamento para projeto de ampliação do aeroporto da Horta

O Governo Regional dos Açores assinou esta quinta-feira, 30 de março, o contrato de financiamento para a elaboração do projeto de execução de ampliação da pista do aeroporto da Horta, na ilha do Faial. Uma comparticipação financeira de 800 mil euros, que diz respeito a 40% do total do investimento previsto.
José Manuel Bolieiro, presidente do Governo dos Açores, Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e Carlos Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Horta assinaram assim este financiamento de uma obra, cujo orçamento total previsto é de dois milhões de euros.
“Este Governo participa na solução, enquanto outros lavaram as mãos para não fazer parte da solução. Metemos mãos à obra”, sublinhou José Manuel Bolieiro, acrescentando que a “responsabilidade é do Estado, o aeroporto está concessionado à ANA/VINCI, mas damos este contributo no quadro do projeto de execução”.
Já Berta Cabral assegurou que este “é um compromisso que assumimos perante a Câmara Municipal e perante os faialenses e que cumprimos sem reservas, como tem sido a marca da nossa conduta”, considerando que este “é um investimento de caráter estratégico para toda a Região e para a sua dimensão atlântica”.
A ampliação da pista do aeroporto da Horta afigura-se como fundamental para garantir a prossecução do princípio da continuidade territorial e da mobilidade de pessoas e carga.