Grande Rota das Montanhas Mágicas regista quase 61.000 passagens desde inauguração
Aberto ao público há dois anos, o percurso circular da Grande Rota das Montanhas Mágicas recebeu até ao momento, um total de 60.900 passagens – de caminhantes (37.905) e de ciclistas (22.995) – , segundo os sistemas de registo instalados nos sete municípios por onde se estende.
Premiada na edição de 2023 do “Best of Responsible Trails”, que distingue percursos com melhor aplicação das tecnologias disponíveis para monitorizar, informar e interagir com os utilizadores, a GR60 é um dos mais recentes e importantes bilhetes postais dos concelhos de Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul, Castro Daire, Sever do Vouga e Cinfães.
O destino tem em agenda a estreia do “Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour 2024”, de 18 a 20 de outubro, um evento – de caráter não competitivo, desdobrado em dois desafios e com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo – desenhado tanto para os adeptos das eBikes (bicicletas com assistência elétrica) como para praticantes e entusiastas das BTT convencionais. Que percorrerão as paisagens emolduradas pelas serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, bem como pelos vales dos rios Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira.
“A Grande Rota das Montanhas Mágicas conquistou logo em 2022 dois segundos prémios no Art&Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo, nas categorias ‘Desporto e Lazer’ e ‘Turismo de Natureza’ e foi finalista do Prémio Nacional de Turismo 2023, na categoria Turismo Autêntico, distinções que validam a aposta feita e fazem prova do enorme potencial de crescimento do destino”, explica João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG, acrescentando que a GR60 é um ativo com “valências e diversidade mais do que suficientes para se impor inclusive do ponto de vista internacional”.
A variante de ultra mountain trail teve igualmente um acontecimento especialmente dedicado na Grande Rota das Montanhas Mágicas, com uma prova de competição de âmbito internacional, que decorrerá novamente este ano, em setembro.
Recorde-se que em 2023, a GR acolheu ainda (em Arouca) o IV Fórum Cyclin’Portugal, organizado em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, onde marcaram presença mais de 100 ciclistas, especialistas do setor da mobilidade suave, agentes turísticos e políticos de todo o País.