Portugueses consideram segurança essencial na escolha do destino de férias e destacam papel das agências de viagens
96% dos portugueses encaram a segurança como crucial ao escolher um destino de férias e mais de 70% consideram as agências de viagens importantes ou muito importantes na criação de experiências de qualidade, segundo indica um inquérito online realizado pela ConsumerChoice.
A ConsumerChoice realizou um estudo online para perceber quais as preferências e preocupações dos portugueses sobre as suas viagens durante o verão, quais as suas preocupações e as estratégias de adaptação face aos desafios atuais, como a segurança e a inteligência artificial.
Segundo os dados obtidos, a maioria dos portugueses viaja entre duas a três vezes durante o verão (48%), com um número significativo a optar por viajar apenas uma vez (37%). A principal motivação é o descanso (49%), seguindo-se a visita a familiares e amigos (15%) e conhecer outras culturas (14%).
Relativamente aos destinos preferidos, os nacionais lideram, sobretudo as praias marítimas, são os mais populares (33%), com os internacionais (praias e cidades) a serem mencionados por 17% e 15%, respetivamente. Os fatores que mais influenciam na escolha do destino, para além do preço, incluem o clima (17%), a facilidade de acesso (14%) e a segurança (14%).
No geral, os entrevistados demonstram uma opinião positiva no que toca à utilização de inteligência artificial para personalizar a experiência de viagem, 46% são favoráveis e 18% são muito favoráveis. Apenas 4% mostra-se desfavorável ou muito desfavorável (1%). Apesar da opinião favorável, apenas 21% dos inquiridos já usaram ferramentas de IA, como o Chat GPT para planear as suas viagens.
De acordo com o estudo, a segurança é um fator determinante para a esmagadora maioria dos portugueses na escolha dos seus destinos de viagem, com 96% a considerar este aspeto crucial. 62% dos inquiridos afirma mesmo ter evitado viajar para certos destinos devido a preocupações com a sua segurança. Os principais destinos evitados estão relacionados com regiões em conflito, áreas com altos índices de criminalidade e locais recentemente afetados por desastres naturais e outros, sendo que os mais citados foram: o Brasil, Egito, Israel, Marrocos, Rússia e Ucrânia.
Quanto à importância das agências de viagens na criação de uma experiência turística de qualidade, 51% considera estas empresas relevantes e 20% muito importantes. Inclusive, 68% utiliza ou já utilizou uma agência de viagens para planear as suas férias, em contraste com os 32% que nunca recorreram a estes serviços.
A diminuição de preocupações (22%), o apoio durante as viagens (16%) e o acesso a ofertas exclusivas (13%) são os principais benefícios identificados, pelos portugueses, ao utilizarem agências de viagens.
Relativamente às preocupações com a sustentabilidade, 79% dos participantes a considerarem o comboio uma alternativa prática ao avião, embora apenas 28% opte por viagens de comboio para destinos europeus, enquanto 72% preferem o avião.
Segundo o estudo, os portugueses acreditam que a utilização da IA pode ajudar a conseguirem as melhores dicas (19%), recomendações personalizadas (18%), sugestões de atividades locais (15%), tradução e interpretação de idiomas (11%), gestão de reservas e organização da viagem (10%), atendimento ao cliente (10%), maior controlo e ajuda a gerir despesas (8%), sugestões gastronómicas (5%) e informações sobre segurança e saúde (4%).
Imagem: escolha do consumidor