‘Art and Soul’: Novo grupo hoteleiro português aposta em hotéis temáticos
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2024/04/Lisboa-Pessoa-Hotel-3.jpg)
O Grupo ‘Art and Soul’, surgido da reestruturação de um grupo hoteleiro português, aposta em hotéis que contem uma história. Atualmente tem três hotéis: o Porto A.S. 1829 Hotel; o Lisboa Pessoa Hotel, e o Évora Olive Hotel. No final de 2023 adquiriu o Hotel da Bolsa, no Porto, que irá passar por uma “remodelação significativa”.
A marca Art and Soul dá continuidade ao projeto de hotéis boutique e temáticos que pretendem retratar particularidades da cultura portuguesa. Um segmento que, segundo o grupo hoteleiro, é diferenciador e teve origem em 2015, com o nascimento do Porto A.S. 1829 Hotel. Com um total de 185 quartos e 150 colaboradores, o grupo pretende solidificar a sua posição no segmento dos hotéis temáticos, com a ambição de continuar também a crescer em outros segmentos e mercados que aportem valor à organização.
“Sempre considerámos que os hotéis são muito mais do que espaços físicos onde se dorme e toma o pequeno-almoço. Devem ser espaços que proporcionam uma experiência. Assim, as temáticas dos nossos hotéis não se baseiam apenas em elementos decorativos – esse é apenas um dos elementos de um hotel temático. Mas também são importantes as experiências que se criam à volta da temática e que os visitantes podem vivenciar, seja num evento, passeio, uma partilha que o colaborador da unidade possa fazer relativa à temática, à história e à cultura”, explica António Gonçalves, administrador do Grupo.
O primeiro dos hotéis que integra o grupo é o Porto A.S. 1829 Hotel, que retrata e homenageia a história da Papelaria Araújo & Sobrinho – uma das papelarias mais antigas da Europa que está na mesma família há cinco gerações. Sobre o hotel, o administrador afirma que foi “imprescindível não só manter a papelaria, como atribuir-lhe um papel fundamental, sendo fonte da nossa inspiração e uma forma de manter a sua história viva. É uma loja que faz parte do comércio tradicional e é património local, fazendo parte da história da cidade do Porto”.
Em junho de 2016, surgiu o Évora Olive Hotel, uma homenagem à Oliveira e ao Azeite. O Évora Olive Hotel veio revitalizar um histórico e icónico edifício da cidade – o Centro Comercial Eborim. Inspirado na temática do azeite, o hotel deseja dar a conhecer aos hóspedes e visitantes verdadeiros pedaços da cultura alentejana: os espaços culturais, os trajes, as paisagens, o azeite, a gastronomia, os vinhos, os símbolos da vida alentejana.
No mesmo ano, em setembro, foi a capital a cidade escolhida para o Lisboa Pessoa Hotel, Inspirado na vida e obra de Fernando Pessoa, estando localizado muito próximo de uma das suas antigas moradas, junto ao Largo do Carmo, na mesma morada da Tipografia do Comércio, onde foi impressa a revista Orpheu, que saiu da tipografia da Rua Oliveira ao Carmo, n.º 10, no dia 26 de março de 1915.
“A cultura portuguesa é tão rica e vasta que é nosso dever divulgá-la ao visitante internacional e ao nacional também – Lisboa e Porto possuem mercados essencialmente internacionais. Já Évora, para além de um mercado internacional, que tem vindo a crescer, tem uma procura mais de proximidade.”, refere António Gonçalves, acrescentando que o grupo ”tem como ambição continuar a crescer através de projetos que mantenham a essência que o carateriza”.
No final do ano de 2023, o grupo Art and Soul adquiriu uma nova unidade, o Hotel da Bolsa, no Porto, que integrará a marca, na sua plenitude, após uma remodelação significativa do edifício que, de acordo com o administrado do grupo, “está prevista acontecer a curto prazo”.