Abertas inscrições para a 3.ª edição do programa de aceleração de startups Aceler@Tech
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A terceira edição de o programa de aceleração de startups Aceler@Tech, que conta com apoio do Turismo de Portugal, tem as candidaturas abertas até 15 de setembro de 2023. Rock in Rio, Abreu, Odisseis e Vila Galé estão entre as empresas parceiras.
As empresas que participarem no programa poderão estabelecer uma relação de proximidade com as startups participantes e alavancar as suas soluções para endereçar os seus desafios internos e criar novas abordagens estratégicas. Para a terceira edição, a Unlimit e o Aceler@Tech querem reforçar a identificação dos melhores projetos com foco em Experience Tourism, Sustainable Tourism, Enhanced Tourism Journey, Strategic Horizons e Digital Nomads.
No programa serão dinamizadas sessões de apresentação das startups selecionadas às empresas parceiras desta edição, entre elas o Rock in Rio, a Abreu, a Odisseias e os Hotéis Vila Galé. De seguida, serão realizadas reuniões entre cada startup e as empresas, assim como speed meetings com investidores e industry experts.
Segundo Madalena Clara, Innovation Manager na Unlimit e responsável pelo Aceler@Tech, “este é um programa crucial, na medida em que promove a inovação do setor do turismo, primordial na economia portuguesa e o crescimento de empresas locais e startups globais”, acrescentando ser “necessário encontrar soluções disruptivas que ajudem as empresas portuguesas a acelerar o seu roadmap de inovação, dado o rápido progresso tecnológico e os crescentes desafios”.
Para a mesma responsável, “o sucesso das duas edições anteriores revela um enorme potencial – pela qualidade e diversidade das soluções apresentadas e pelos excelentes resultados obtidos das parcerias entre as startups e as empresas”, mostrando “grande entusiasmo e expectativa” nesta terceira edição.
Já Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, reforça que “a inovação no turismo é mais do que um propósito. É, acima de tudo, uma atitude – não só de empreendedores que se desafiam constantemente a encontrar soluções disruptivas, mas também de um mercado próximo, disponível e aberto para ouvir e testar essas propostas. Para respostas realistas e atempadas que potenciem a competitividade do setor e a satisfação do turista, é fundamental que as empresas se associem e se mobilizem nesta partilha de riscos, expondo os problemas reais do negócio aos empreendedores e startups, para que se encontrem as soluções adequadas. Não importa a dimensão da empresa. O que importa é a sua vontade de fazer melhor, diferente e de uma forma cada vez mais sustentável.”
Recorde-se que a edição anterior contou com candidaturas de startups de 56 países, tendo algumas passado por programas reconhecidos internacionalmente, como o Y Combinator, Techstars, 500 Startups e Google for Startups. Na segunda edição, 33% das startups que participaram levantaram mais de 3 milhões de euros e 40% apresentaram vendas anuais acima de 250 mil euros.