Reservas de férias pelos alemães em alta no início do ano
O “boom” das reservas aconteceu especialmente na última semana de dezembro e na primeira de Janeiro, quando a procura de viagens de férias pelos consumidores alemães superou os mesmos períodos de 2019. A conclusão é de um estudo da Travel Data+ Analytics.
De acordo com os dados publicados pela Travel Data + Analytics (TDA) no último dia de Janeiro, no mês de Dezembro de 2022, especialmente na última semana e também na primeira de Janeiro, as reservas para viagens de férias no mercado alemão “tiveram um desempenho muito bom”, com o volume de vendas de viagens de lazer reservadas a superar “de longe” não só o nível do ano anterior, mas também as semanas comparáveis de 2019.
Apesar da inflação e das incertezas em que a guerra na Ucrânia continua a envolver praticamente toda a Europa “a próxima temporada de verão de 2023 mostra um crescimento de vendas de 44% em comparação com o ano anterior”, após uma temporada de inverno 2022/23 em que as viagens realizadas já atingiu 85% dos níveis pré-Covid.
O estudo da TDA sublinha que dezembro foi um mês de reservas excecionalmente forte na Alemanha, levando a que tanto as agências de viagens como as OTAs tivessem obtido receitas quase tão elevadas com a venda de viagens de férias como no mês de Novembro, o que é considerado “atípico” porque a curva das vendas enfraquece normalmente no período antes do natal e só retoma em janeiro.
Atualmente, a procura de férias é comparável em termos de volume de vendas ao nível pré-Covid. Na primeira semana de janeiro, os alemães fizeram reservas num valor aproximado de 700 milhões de euros, “cerca de um terço a mais do que na primeira semana de janeiro de 2019”, refere a TODA.
O estudo aponta ainda que a temporada de verão, que começa em maio, pode aumentar 44% em relação ao ano anterior em comparação com o status de reserva no final de dezembro de 2022. No entanto, faltam ainda 29% das vendas para se chegar ao nível de 2019. Isto apesar de a informação divulgada registar também que “as vendas antecipadas estão de volta”.
Turquia, Espanha e Grécia são os destinos de férias mais reservados pelos alemães. Em termos de regiões ou segmentos de viagem, os países de férias no Mediterrâneo Oriental respondem por cerca de 42% das vendas de verão realizadas até agora – um aumento de 68% em comparação com o ano anterior e uma queda abaixo da média de 10% em relação ao verão 2019. O maior crescimento em relação ao ano anterior foi registado nas viagens de longo curso (+75%), que só se recuperaram no ano passado depois que os regulamentos e requisitos de entrada relacionados com o Covid foram suspensos.