Interesse internacional pelo Algarve “supera expectativas”

A Associação Turismo do Algarve (ATA) faz o balanço do primeiro semestre da promoção externa e conclui que o interesse da imprensa internacional pelo destino é crescente e supera mesmo as expectativas da entidade.
De acordo com a nota enviada pela ATA, “o número de jornalistas internacionais interessados em visitar o Algarve e em conhecer mais sobre a oferta da região enquanto destino turístico aumentou, de forma exponencial, desde o início do ano, superando as expectativas do Turismo do Algarve”.
A agência responsável pela promoção externa da região, revela que, de janeiro a junho, foram realizadas 48 press trips, um número que praticamente alcança o total de visitas de jornalistas que o Algarve recebeu durante todo o ano de 2019 (ano em que foram contabilizadas 52 ações desta natureza).
Em ações organizadas pela ATA estiveram no Algarve, desde o início deste ano, 102 jornalistas, fotógrafos/videógrafos, bloggers e influencers, originários de mercados como o Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Holanda, Itália, França e Bélgica. O interesse pela região, sublinha a mesma entidade, “estendeu-se ainda aos mercados do Norte da Europa (Suécia, Dinamarca e Noruega) e a mercados mais longínquos como os EUA, Brasil e Emirados Árabes Unidos”.
O interesse pelo destino estende-se aos operadores turísticos internacionais, sendo que, nos primeiros seis meses do ano, a ATA organizou 10 fam trips, com 72 participantes dos mercados estratégicos da região. A entidade prevê triplicar, até ao final do ano, o número de participantes abrangidos por estas ações que visam dar a conhecer as mais-valias do destino.
“O interesse em torno do Algarve não nos surpreende já que, à exceção do período em que estivemos em confinamento total, nunca deixámos de organizar iniciativas com a imprensa e operadores internacionais, fruto também da estratégia que implementámos para manter a elevada notoriedade do destino durante a pandemia. Ainda assim, a rapidez da recuperação da atividade turística está a superar as nossas melhores expectativas”, afirma João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.
“Neste esforço de promoção, para além das nossas praias – que continuam a ser um dos principais cartões de visita da região – procuramos dar a conhecer outras facetas do Algarve e surpreender os participantes com a diversidade e riqueza da nossa oferta turística. Uma das nossas grandes apostas tem sido a promoção do Turismo de Natureza e desportivo, em especial de produtos como as caminhadas, a vela, o surf, o mergulho ou os passeios de bicicleta, que têm registado uma enorme adesão”, explica o responsável.
João Fernandes acrescenta ainda que “para além de, em conjunto com outros elementos – como a gastronomia, os vinhos, a cultura e a autenticidade da região -, ajudarem na construção do conceito de destino multifacetado, capaz de dar resposta a diferentes motivações, estes são produtos que geram procura pela região durante todo o ano, incluindo no interior do território, contribuindo assim para esbater a litoralização e a sazonalidade”.
Na primeira metade do ano, a promoção externa do Algarve foi também materializada na participação da ATA em 15 eventos internacionais, sendo que a entidade esteve também envolvida na preparação de cerca de 70 campanhas de marketing, em colaboração com operadores turísticos e companhias aéreas que operam a região.
“Olhando para o segundo semestre com algum otimismo, o Turismo do Algarve espera dar continuidade a toda esta dinâmica de recuperação, de forma sólida e consistente, e chegar ao final do ano com valores próximos dos 2019, um ano de boa memória para o turismo da região”, sublinha a nota enviada à comunicação social.
Promoção externa do Algarve em números [1 janeiro 2022 – 30 junho 2022]
- 48 press trips realizadas |102 participantes, provenientes de 13 mercados
- 10 fam trips | participação de 72 operadores/agentes de viagens, provenientes de 8 mercados
- presença do destino em 15 eventos internacionais
- preparação de cerca de 70 campanhas de co-marketing com operadores turísticos e companhias aéreas
- 3 candidaturas de apoio a empresas aprovadas no âmbito do Portugal Events.