Medina diz que privatização da TAP vai “em breve” a Conselho de Ministros
Em conferência e imprensa em Madrid, o ministro das Finanças, Fernando Medina, avançou que o dossier de privatização da TAP será “em breve” colocada em cima da mesa do Conselho de Ministros.
“Espero poder em breve apresentar ao Conselho de Ministros o arranque do processo de privatização da TAP”, disse o ministro, em Madrid, numa conferência de imprensa em que participou também a ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño.
Segundo noticia a agência Lusa, o ministro das Finanças assegurou que devido ao “muito bom desempenho que a TAP está a ter” – “um desempenho muito acima das perspetivas relativamente ao cumprimento do plano de reestruturação” -, este é “um bom momento para o Governo avaliar e decidir relativamente ao curso da privatização da companhia”.
De acordo com Fernando Medina, esta é “a principal conclusão” do “trabalho exploratório” e “indicativo” de um “pré-estudo de mercado junto de potenciais investidores” que a TAP já fez para “precisamente aferir o que seriam e o que são as perspetivas de investimento” de eventuais interessados na empresa.
“O Governo está a desenvolver os trabalhos prévios e necessários para poder dar início ao processo de privatização da TAP, o que faremos com a brevidade possível, mas também com a atenção necessária a um processo desta dimensão e desta exigência”.
Recorde-se que esta não é a primeira vez que membros do Governo falam sobre a privatização da TAP em Madrid. Tal como o Turisver noticiou, em entrevista a um jornal espanhol, durante a FITUR, em Madrid, o ministro da Economia, António Costa Silva, admitiu que poderia haver vantagens para o turismo português se o grupo IAG, que detém a Iberia, comprasse a TAP.