Sete regiões, 116 empresas, 19 entidades municipais: Portugal com a maior presença de sempre na FITUR
Portugal vai ter a maior representação de sempre na FITUR, que decorre de 24 a 28 de janeiro em Madrid. No pavilhão 4, o stand do Destino Portugal, que colocará em foco mensagens como a inclusão e a igualdade, na vertente de um ´turismo para todos’, irá ocupar uma área total de 1.200m2, quase duplicando face ao ano passado.
Informações prestadas ao Turisver pelo Turismo de Portugal, confirmam que o nosso país terá este ano a maior delegação de sempre na FITUR. Esta presença terá duas componentes agregadas, com o stand do Turismo de Portugal (Visit Portugal) a ocupar uma área de 880 m2 que será acrescida, pela primeira vez, de um espaço adjacente de 400m2, “onde diversas entidades nacionais que, não tendo como objetivo a venda direta, beneficiarão da exposição agregadora gerada pela marca “Destino Portugal””, segundo explicou ao Turisver uma fonte do Turismo de Portugal.
Nos 1.200m2 de área total, quase o dobro do ano passado, estarão representadas as sete Agências Regionais de Promoção Turística nacionais (Algarve, Alentejo, Centro, Lisboa, Porto e Norte, além da Madeira e dos Açores), a que se soma a presença de 116 empresas (o ano passado foram 92) e ainda 19 entidades municipais.
Recorde-se, a este propósito, que na sessão de abertura 48º Congresso da APAVT que decorreu no Porto de 30 de novembro a 2 de dezembro, o secretário de Estado do Turismo Comércio e Serviços, Nuno Fazenda tinha já anunciado que “vamos ter a maior presença de sempre na FITUR, juntando atores públicos e privados, juntando o nacional com os espaços regionais, juntando mais empresas” (ler aqui).
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, será uma das entidades que se deslocará à feira onde irá estar presente uma vasta comitiva do Turismo de Portugal, composta pelo seu presidente, Carlos Abade; Lídia Monteiro e Catarina Paiva, vogais do Conselho Diretivo; Telma Gonçalves (diretora de Marketing e Mercados); Miguel Moraes (diretor de Promoção e Eventos), entre outros.
“Andorinha da Diversidade” e cravos vermelhos
Num stand “desenhado para oferecer uma experiência visual, acústica e personalizada para aproximar Portugal dos visitantes” estarão em foco mensagens como a inclusão, a igualdade e a liberdade.
De acordo com as informações disponibilizadas no press kit distribuído pelo Turismo de Portugal à imprensa espanhola e a que o Turisver teve acesso, o espaço de Portugal na 44ª edição da FITUR vai colocar em destaque valores como a inclusão e a igualdade, nele acolhendo “todas as raças, línguas, credos, orientações sexuais e identidades de género que fazem parte da cultura portuguesa”. A representar estes valores estará a “Andorinha da Diversidade”, que irá figurar num dos painéis do stand e que foi buscar inspiração, no modelo original, e no seu espírito, às andorinhas de Raphael Bordallo Pinheiro.
Em ano de celebração dos 50 anos do 25 de abril, a data vai ser assinalada no stand do Turismo de Portugal, onde serão distribuídos cravos vermelhos de papel, confeccionados ao vivo por Flora, uma mestre artesã alentejana. Além disso, o stand de Portugal estará adornado com 500 cravos.
Inclusão e sustentabilidade
Com um staff que inclui homens e mulheres, em igual proporção, entre os 18 e os 65 anos, o stand será palco para apresentações de destinos portugueses e experiências acessíveis a todos.
Porque o que se pretende é que a actividade turística seja alargada a todo o país, o espaço de Portugal voltará este ano a ser palco da participação de aldeias pouco povoadas e com tradições antigas, tendo em vista a dinamização da sua actividade económica.
Como é habitual, estarão mais uma vez presentes as Escolas do Turismo de Portugal com o objetivo duplo de dar a conhecer a gastronomia portuguesa e de proporcionar uma experiência única aos alunos.
A presença portuguesa na FITUR será também aproveitada para apresentar a nova campanha de promoção turística do destino Portugal, subordinada ao tema “Não é Turismo. É Futurismo”.
Porque esta campanha de promoção coloca um grande foco na sustentabilidade, é de referir que o ano passado o stand de Portugal venceu o prémio de stand mais sustentável da FITUR – um prémio a que se candidata também este ano.
Provas de vinhos e de poncha da Madeira, apresentações gastronómicas, workshops, divulgação de várias rotas turísticas, entre outras iniciativas, algumas destinadas aos mais pequenos, irão animar o stand de Portugal durante o fim de semana, período em que a feira abre portas ao público e em que o stand de Portugal adotará uma configuração diferente.
De acordo com informações prestadas ao Turisver, estas atividades serão realizadas em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, as ARPT e outras entidades parceiras.
Imagens: Stand de Portugal na FITUR 2024 – ©Turismo de Portugal