Crescimento do turismo em todo o país e em todo o ano reflete “alteração estrutural”
O ano turístico que terminou foi positivo para Portugal, no geral, mas também para todas as regiões em particular, com os fluxos a terem um bom comportamento ao longo de todo o ano, conforme sublinhou Nuno Fazenda que considerou que há “uma alteração estrutural no nosso turismo”.
Na sessão de apresentação da nova campanha de promoção turística de Portugal, para os mercados externos e interno, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços fez o balanço do ano de 2023, tendo destacado que “o crescimento turístico aconteceu em todas as regiões do país, e ao longo de todo o ano”.
Reputando esta situação de “muito importante” porque “estamos a falar de uma alteração estrutural no nosso turismo, que é ter turismo ao longo de todo o território e ao longo de todo o ano”, o governante sublinhou que esta alteração se deve ao “esforço” de muitos (Entidades Regionais de Turismo, Agências Regionais de Promoção Turísticas, empresas…) e também às políticas públicas que têm vindo a ser implementadas, nomeadamente as que se referem à coesão territorial.
A propósito destacou o lançamento da Agenda do Turismo para o Interior, tendo sublinhado que das 12 medidas previstas neste âmbito “nove estão lançadas”, tendo sido recebidas mais de 260 candidaturas com um valor total na ordem dos 200 milhões de euros. “Já aprovámos 81 candidaturas para a valorização turística do interior e no próximo dia 12 vamos aprovar mais projetos no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior”, anunciou.
Nuno Fazenda deixou também uma palavra para as empresas, defendendo que “temos que continuar a reforçar a competitividade das nossas empresas”, tendo sido para isso que no âmbito dos sistemas de incentivos “foram lançados avisos do Portugal 2023 no valor de 400 milhões de euros, que estão abertos e em análise”. O objetivo, disse Nuno Fazenda, é reforçar a competitividade das empresas no âmbito da transição energética e do digital.
Por outro lado, acrescentou, foi também lançada uma Agenda para as Qualificações no sentido de “reforçar as qualificações dos profissionais do turismo”. Neste âmbito, recordou, “foi lançado um plano de ação com 30 milhões de euros para reforçar as 12 Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal”.
Além disso, sublinhou, “também apostámos na promoção das Escolas de Hotelaria e Turismo” e “pela primeira vez, desde há uns anos a esta parte, crescemos nos alunos – há mais alunos a ter formação nas nossas escolas”, afirmou.