Selo de eficiência hídrica “Save Water” e linha de apoio +Eficiência com 10M€ lançados no Algarve
Foi lançada esta segunda-feira, no Algarve, a campanha “Save Water”. Paralelamente decorreu o lançamento da linha de apoio + Eficiência, com uma dotação de 10 milhões de euros para implementação das medidas previstas na adesão ao selo “Save Water”. Foi também dada a conhecer a campanha “Save Water, Be a Futourist”.
O auditório do Turismo do Algarve, em Faro, foi esta segunda-feira palco da apresentação das iniciativas do setor do turismo relativas à eficiência hídrica na região. O destaque foi para o lançamento do novo selo de eficiência hídrica “Save Water”, promovido pelo Turismo do Algarve em parceria com o Turismo de Portugal e a ADENE – Agência para a Energia.
Presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, a sessão não apenas enfatizou a importância da iniciativa, como também celebrou o 54.º aniversário da Região de Turismo do Algarve, criada pelo Decreto-Lei n.º 114/70, de 18 de março.
Na sessão, o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, apresentou a carta de compromisso do setor do turismo com a eficiência hídrica, delineando o quadro de medidas a serem adotadas pelos empreendimentos turísticos subscritores para reduzir em 15% o volume de água consumido, o que inclui um plano de ação que visa responder de forma imediata à escassez hídrica na região.
Entre as medidas específicas de eficiência hídrica a serem implementadas pelos empreendimentos turísticos no Algarve, incluem-se, detalhou Ana Paula Rodrigues, vice-presidente da ADENE, a substituição dos chuveiros e dos autoclismos por modelos mais eficientes, a redução da rega dos espaços verdes, a escolha de espécies de plantas adaptadas ao clima da região ou a suspensão do funcionamento de lagos e fontes ornamentais.
Ao todo, há 60 propostas concretas para reduzir os consumos de água na área hoteleira, entre medidas prioritárias ou estruturantes, o que, segundo o Turismo do Algarve, demonstra “o compromisso dos empreendimentos turísticos no Algarve com a eficiência hídrica, contribuindo para a conservação desse recurso vital e para a sustentabilidade ambiental da região”.
Hotelaria com linha de apoio de 10 milhões de euros
Na mesma sessão, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, apresentou os mecanismos de financiamento para apoiar as empresas no seu esforço de melhoria da eficiência no consumo hídrico, através, nomeadamente, da Linha de apoio + Eficiência Hídrica Algarve.
Trata-se de uma Linha com uma dotação de 10 milhões de euros e cujo financiamento a atribuir é circunscrito às despesas necessárias para implementação das medidas previstas na adesão ao selo “Save Water”.
A Linha de Apoio + Eficiência Hídrica Algarve destina-se a micro, pequenas e médias empresas que desenvolvam atividades turísticas nas CAE respeitantes aos empreendimentos turísticos localizados na NUT II Algarve, com o propósito de procederem ao seu alinhamento com o objetivo estratégico delineado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 26-A/2024, de 20 de fevereiro, de melhoria da sua eficiência no consumo hídrico. As candidaturas estão abertas até 31 dezembro 2025.
Foi igualmente apresentada uma campanha com o objetivo de sensibilizar e desafiar os turistas a serem parte ativa no compromisso de poupança de água aquando da sua viagem à região. A campanha “Save Water, Be a Futourist” é um convite a mudar comportamentos, motivando os turistas a viver o destino e as suas férias de uma forma diferente, mais consciente na proteção da natureza e equilibrada no uso dos recursos naturais, como é a água.