Roadshow ‘Os Especialistas’ terminou com ”casa cheia” e “excedeu expectativas em quase todas as cidades”
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Porto, Viana do Castelo, Braga, Coimbra e Lisboa, foram as cinco cidades visitadas este ano pelo roadshow ‘Os Especialistas’ que decorreu de 13 a 17 de fevereiro, tendo terminado na sexta feira, na capital, onde o evento teve lugar nos Montes Claros com “casa cheia”.
Este ano, a nível de expositores que participaram no roadshow ‘Os Especialistas’ apresentou algumas alterações face ao ano passado, conforme explicou Artur Sousa, diretor-geral da ATR, uma das empresas que organiza o evento desde a primeira hora. “Em relação a 2022 saíram o Turismo da Jamaica, a Angra 2000, o PortAventura e o Turismo de Tarragona”, disse o responsável, recordando que “o ano passado tínhamos feio algumas exceções, com entradas de alguns parceiros e este ano entrou a Turangra, em substituição da Angra 2000, mantendo-nos, assim, fieis ao nosso modelo de não ultrapassarmos um determinado número de parceiros”.
Naquele que foi o 17º roadshow em 18 anos de existência de ‘Os Especialistas’ – em 2021 o evento não se realizou devido à pandeia – as expectativas foram excedidas em praticamente todas as cidades por onde passou, realçou Miguel Jesus, diretor-geral da Image Tours, outra das empresas que está desde sempre na organização do evento.
“Uma vez mais, o roadshow foi “um sucesso total em todas as cidades à exceção de uma, que foi Viana do Castelo, mas nós já prevíamos isso”, contou Miguel Jesus apontando que em todas as outras cidades “tivemos casas completamente cheias”, tanto que em Coimbra foi até excedida a capacidade da sala, com vários de nós a termos que jantar à parte”.
A propósito revelou que “como já fazemos o roadshow há 18 anos, os agentes de viagens já o colocam no seu calendário e este ano, quatro ou cinco dias após termos aberto as inscrições, tivemos que fechar o Porto, Braga e Lisboa, porque a capacidade atingiu logo o limite”.
Uma coisa é certa: os agentes de viagens continuam ávidos em conhecer os novos produtos que ‘Os Especialistas’ apresentam no seu roadshow o que, de acordo com Artur Sousa, “tem a ver com o facto de este ser um dos eventos mais importantes do turismo em Portugal exatamente porque os expositores nunca ultrapassam um determinado número, que não é muito alto e permite que os agentes de viagens tenham tempo para falar com todos”.
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O que também ajudou às “casas cheias” foi o facto de o ano estar “com excelentes perspetivas para a grande maioria dos operadores e dos agentes de viagens – pelo menos foi isso que pudemos entender durante o nosso roadshow”.
Este ano, a organização não deu números relativamente à presença de agentes de viagens em cada uma das cidades porque “esse não é o nosso foco, nós não estamos em disputa com ninguém, afirmou Artur Sousa, acentuando que “o nosso sucesso vê-se através das vendas, no final do ano, e não pelo número de agentes de viagens que está presente numa ou noutra cidade”.
Empresas participantes têm que ser verdadeiramente especialistas na sua área de negócio
Desde o seu início, o roadshow ‘Os Especialistas’ é constituído por um “núcleo duro” de empresas que se vai mantendo ano após ano, onde se incluem os organizadores ATR e Image Tours, e depois há empresas que vão entrando e saindo. Assim, se alguma empresa quer estar presente no evento do ano seguinte tem que manifestar esse desejo à organização que dirá ou não se tem condições para integrar o roadshow e depois “ficar em lista de espera porque temos várias empresas interessadas”, informou Artur Sousa.
Ainda a propósito das candidaturas, Miguel Jesus sublinhou que a lista de espera já é uma segunda fase e que para lá chegar a empresa tem que ser aceite pela organização e cumprir uma regra básica, que é a de “não haver choque nenhum de interesses e de concorrência com as empresas que já estão presentes”. O que também conta são fatores como a dimensão da empresa em causa e o seu posicionamento e imagem no mercado”. “O nosso lema é apresentar soluções para os agentes de viagens e por isso tentamos ser abrangentes ou seja ter operadores, aviação, seguros, cruzeiros, GDS, turismos estrangeiros”, explicou, com Artur Sousa a complementar que a aceitação de um parceiro “tem muito a ver com a especialização na sua área de negócio”.
Da mesma forma “há cidades que mantemos e outras que variam de ano para ano”, disse Artur Sousa explicando que “por razões mais operacionais há dois anos que não vamos ao Algarve, mas seguramente que faremos no próximo ano. Variamos porque esse também é um dos conceitos do roadshow que é o de irmos a locais que não receba tantos eventos como Lisboa e Porto”.
Sobre as datas escolhidas para o roadshow, o responsável disse que “já o fizemos em várias alturas mas pela nossa experiência é que esta época funciona muito bem, tanto para nós enquanto expositores como para os agentes de viagens porque estamos no início da temporada, as novidades já estão lançadas, as programações já estão anunciadas e as pessoas estão com vontade de saber como é que vai ser o ano”. Por outro lado “depois da BTL já se entra mais numa fase de trabalho em que os agentes de viagens já não estão tão disponíveis”.