Marrocos vai investir mais de 550M€ no turismo até 2026

O objetivo, de acordo com o comunicado do governo de Marrocos, é atrair 17,5 milhões de turistas em 2026, gerar 10,8 mil milhões de euros em receitas turísticas e criar 200 mil empregos diretos e indiretos, reposicionando o turismo como setor chave da economia marroquina.
Assinado na sexta feira, 17 de março em Rabat, numa cerimónia presidida pelo chede do Governo, Aziz Akhannouch, o novo plano estratégico 2023-2026 para o turismo marroquino vai contar com um orçamento de 6,1 milhões de dirhams (cerca de 552 milhões de euros) que serão investidos ao longo dos quatro anos de vigência do plano.
Fomentar o turismo, reposicionando-o como setor chave da economia é o grande objetivo mas o plano apresenta metas concretas a atingir. Assim,, e de acordo com o comunicado do primeiro ministro marroquino, pretende-se que através deste novo plano estratégico o Reino de Marrocos consiga atrair 17,5 milhões de turistas em 2026. O plano visa igualmente gerar 120 mil milhões de dirhams (cerca de 10,8 mil milhões de euros) em divisas durante os próximos quatro anos e criar 80 mil empregos diretos e 120 mil indiretos.
Para atingir estes objetivos, o plano estratégico pretende transformar a atividade turística atuando em todas as áreas chave, numa nova lógica de oferta assente na experiência do cliente e estruturada em nove setores temáticos e cinco setores transversais.
A nova lógica passa, nomeadamente, por duplicar a capacidade aérea, reforçar a promoção turística e o marketing, com particular destaque para o digital; diversificar os produtos de animação cultural e de lazer, requalificar o parque hoteleiro existente e criar novas capacidades a nível da hotelaria.
Os recursos humanos não foram esquecidos pelo novo plano estratégico, que pretende o reforço do capital humano através de um “quadro atrativo para a formação e gestão dos recursos humanos, para melhorar a qualidade do sector e oferecer melhores perspetivas de carreira aos jovens”, segundo se pode ler no comunicado difundido.
“O plano estratégico dará um salto quantitativo e qualitativo que garantirá uma experiência irrepreensível ao cliente e posicionará o destino Marrocos entre os mais importantes a nível mundial”, defendeu a ministra do turismo, citada no comunicado.
Recorde-se que Marrocos recebeu 11 milhões de turistas em 2022, o que reflete uma recuperação de 84% em relação a 2019. Já as receitas ficaram mesmo acima das de 2019.